Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/06/2020

Em  uma reunião por videoconferência, coordenada pelo presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes e que contou com a presença de lideranças dos governos do Rio Grande do Sul e do Uruguai, na tarde deste sábado (30), confirmou a criação de um grupo de trabalho (GT) visando a formação e realização de protocolos únicos para os dois lados da fronteira, em cidades consideradas gêmeas, como Sant’Ana do Livramento e Rivera.

O GT será uma espécie de Centro de Operações Epidemiológicas e atuará entre o Ministério da Saúde do Uruguai e a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, com a participação de todas as cidades Gêmeas na fronteira do Brasil e Uruguai. “Temos raízes conjuntas. Somos cidades irmãs, sem fronteiras. Por isso, a criação desse Centro de Operações Epidemiológicas RS / Uruguai será fundamental para combatemos o Covid-19”, destacou o líder do Governo e presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.

Durante a reunião, o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas, confirmou novamente a presença de representantes do Governo Uruguaio na próxima quarta-feira (03), em Rivera. “Vamos, nesta semana que chega, reunir nossas equipes e buscar firmar protocolos únicos entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, onde numa atitude de colaboração conjunta teremos sempre a saúde pública em primeiro lugar. O vírus não respeita a Fronteira”, declarou o ministro se Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas.

Segundo a secretária Estadual da Saúde do RS, Arita Bergamann, o trabalho acontecerá em conjunto, após a assinatura destes termos de trabalho e cooperação. “Vamos formar esse documento de colaboração sanitária entre o governo do RS e o governo Uruguaio visando trabalhos, protocolos e testagens conjuntas nas cidades de Fronteira entre o Uruguai e o Brasil”, explicou.

Além de Livramento e Rivera, as cidades que comporão o trabalho em conjuntos são: Aceguá (RS) e Acegua (UY); Quaraí (RS) e Artigas (RS); Barra do Quarai (RS) e Bella Union (UY); Chuí (RS) e Chuy (UY); e Jaguarão (RS) e Rio branco (UY).

Também participaram da reunião a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos; o senador uruguaio, Tabaré Viera; o diretor da Auditoria Médica da Secretaria da Saúde, Bruno Naundorf; e o coordenador da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da ALRS, Cristiano Guerra.


Texto: Cristiano Gerra/Foto: Divulgação ALRS


© Agência de Notícias

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine