Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/03/2020

  Proatividade, inovação, criatividade, social, saúde. As palavras podem ser várias, mas o fato é que a Administração Municipal de Montenegro, em uma semana, movimentou vários serviços e ações em relação à pandemia mundial que envolve o Covid-19, o novo Coronavírus.



Preocupada e atenta aos movimentos de prevenção envolvendo o cenário do município, a Prefeitura de Montenegro já soma diversas ações implantadas na cidade, sempre motivada a evitar ao máximo a perspectiva de contágio entre os moradores do município.



Hoje, quinta-feira (26), pode-se listar vários movimentos sociais e de reflexo direto na comunidade. Depois de suspender as aulas e de limitar o comércio, permitindo apenas serviços essenciais, a Administração Municipal acumula ações como Tele-Covid e Tele Gestante, poços d’água como auxílio aos produtores rurais; fiscalização de estabelecimentos abertos ou com preços abusivos; apoio pedagógico à distância, bem como atividades escolares por plataformas digitais com envolvimento das famílias e entrega de kits de merenda escolar aos alunos de famílias de baixa renda são alguns exemplos que se somam a outras ações como:



Informação: Diariamente a Prefeitura informa boletins oficiais com números de casos suspeitos de covid-19 no município. Também, participa de entrevistas em todos veículos de comunicação do município para repassar informações verdadeiras, em combate à Fake News. A página da Assessoria de Comunicação também replica vídeos e informações do Ministério da Saúde para auxilio à prevenção.



Educação: Merenda Escolar, comprada com recurso livre, que estava nos estoques das escolas foram distribuídas para alunos de baixa renda, atendendo cerca de 150 famílias, evitando assim o desperdício de alimentos. Em relação ao pedagógico, a SMEC estruturou um atendimento com a participação da família em atividades disponibilizadas por meios digitais, sempre com a mediação da Escola que, no último dia de aula, uma semana atrás, disponibilizou atividades para o cenário domiciliar.



Saúde: Criação do Comitê de Crise do Covid-19; montagem do fluxo de atendimento a casos suspeitos; orientações e dimensionamento de atendimentos crônicos; visitas e atendimentos domiciliares aos pacientes com sintomas de Coronavírus; atendimentos rápidos e instantâneos por telefone através do TELE COVID-19, TELE GESTANTE E TELE SAÚDE MENTAL; e o mais recente espaço sendo montado: Tenda de Atendimento Respiratório, são registros já em prática nesta última semana.



Água no interior: A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural entregou mais de trinta poços d'água aos produtores rurais, ato que auxilia a hidratação de animais como o gado e reflete, também, no cultivo de alimentos para o município.



Fiscalização: A Guarda Municipal atua diariamente no apoio à fiscalização do comércio e outros setores da cidade. Trabalho de orientação, notificação e multa já foram configurados nos últimos dias. A Diretoria de Fiscalização e Posturas esteve em mais de 200 estabelecimentos desde o Decreto 8.020/2020 atendendo a denúncias em vários bairros da cidade. A COMDECOM também fiscaliza, frequentemente, supermercados e farmácias analisando os preços aplicados, principalmente em alimentos e álcool gel.



Social: A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania iniciou o movimento Juntos Somos Mais Fortes. A ação arrecada doações destinadas às famílias vulneráveis. Arrecadação de leite, fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza são alguns dos itens aceitos para posterior repasse a famílias de vulnerabilidade social.



Mesmo sem casos confirmados em Montenegro, até o momento, o município foi reconhecido pelo Governo do Estado pelo trabalho e medidas adotadas na prevenção ao Covid-19, o novo Coronavírus. O Governador Eduardo Leite sinalizou o repasse de R$ 194 mil para aplicação neste movimento, embora sem definição de envio por ora.



Nos próximos dias, também, iniciam trabalhos de higienização e limpeza nas ruas com solução sanitizante, biodegradável sem risco à vida humana, à flora e à fauna. A ação vem sendo projetada desde a última semana.



Esses movimentos, somados à conscientização das pessoas, mesmo com um momento novo que é movido pelo isolamento social, são ferramentas importantes de construção para que possamos adiar, cada vez mais, a contaminação em nosso município.



Ajude a construir! Pergunte-se o que se pode fazer para somar. Faça!

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine