Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/01/2020

Com  a execução de dois trechos que somados chegam a cerca de 9km, via ficará completamente asfaltada, ligando o Centro a ERS-020.

O prefeito Marco Alba anunciou nesta quarta-feira, 8, em seu gabinete, o início das obras da pavimentação total da Estrada Lino Estácio dos Santos. Os dois últimos lotes que somados chegam a quase nove quilômetros de extensão, vão das proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Madalena até o entroncamento com a ERS-020. Com a obra haverá uma nova ligação asfaltada entre a área central e a Morungava. O ato foi acompanhado por vereadores da base, secretários e representantes da comunidade que será beneficiada diretamente com a pavimentação.

Segundo o prefeito Marco Alba, a total pavimentação da Estrada Lino Estácio dos Santos é uma obra estratégica para a melhoria da malha viária e mobilidade da cidade. "O trajeto será totalmente asfaltado, canalizado, sinalizado e iluminado, trazendo mais segurança e qualidade para todos que por ali já trafegam e que começarão a utilizar a via como uma rota alternativa a ERS-020, quando se vem ou vai de Morungava até o Centro."

Ele lembra que a ordem de início foi assinada em dezembro, mas que com os recessos de final de ano das empresas que venceram as licitações (já que o trecho foi dividido em dois), as obras iniciam efetivamente agora. "Em duas semanas, depois das medições, as pessoas já começarão a ver as máquinas trabalhando nos dois trechos." A escolha por dividir em lotes é para dar ainda mais celeridade a obra. Foram vencedoras as empresas Eurovia e Ecovilla e ambas possuem 180 dias para a execução do projeto, que conta com recursos financiados com o Banco do Brasil.

Marco Alba ainda destacou que todas as obras já feitas e as que ainda serão realizadas até o final deste ano só foram possibilitadas por conta da sua austeridade na gestão, com o equilíbrio das contas do município. "Foi o pagamento das dívidas que recebemos de herança e a busca por limpar o nome da Prefeitura que fizeram com que estas obras fundamentais de mobilidade que estamos fazendo, como a duplicação das pontes do Parque dos Anjos, fosse possível."

O prefeito ainda ressaltou a importância dos vereadores que compõem a base do seu governo na Câmara, para que os projetos importantes para a cidade fossem votados e aprovados. "A cidade, ao natural, está crescendo para aquele lado e estamos realizando melhorias para que este crescimento seja sustentável, valorizando os imóveis e proporcionando mais infraestrutura para a comunidade."

Trecho já em execução

Para este mês está prevista a conclusão da pavimentação de um trecho de 1,2 km, realizado pela empresa R Schaeffer Construções. O trecho faz a ligação entre o final do asfalto já existente, no bairro Rincão da Madalena, até as proximidades da EMEF Santa Helena. O valor da obra foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Cadiz e Granada, Maria da Graça Castilho, destacou que esta é uma conquista muito importante para os moradores daquela região. "No passado, já chegamos a ficar sem ônibus, por conta da estrada não ter condições. Muitos moradores queriam até vender suas propriedades, por não ter uma boa infraestrutura, mas agora, com esta pavimentação, tudo vai mudar. Estamos muito felizes por esta obra."

Estiveram presentes os vereadores Alex Tavares, Clebes Mendes, Mário Peres, Airton Leal, Alan Vieira, Roberto Andrade e o presidente da Câmara Neri Facin, os secretários municipais de Obras Públicas Paulo Martins e de Mobilidade Urbana Alison Silva, o procurador-geral do município Régis Fonseca, além de diversos outros servidores do município.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine