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03/01/2020

A  edição 2019 do Projeto Prefeitura Mais Perto, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) David Canabarro, oportunizou atendimentos em saúde e auxílio com documentação, além de ofertar atividades culturais e cortes de cabelo. “Isso é uma maravilha! Ter algo assim no bairro é muito bom”, disse a dona de casa Michele Oliveira ao elogiar a iniciativa da Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Comunicação (SMRIC).

Na ocasião, 5.560 pessoas receberam atendimento pelas diversas instituições se uniram ao Prefeitura Mais Perto para agilizar na confecção de documentos, prestar assistência no encaminhamento para estágios e assessoria jurídica através dos órgãos responsáveis. Somente na área da saúde, foram 3137 atendimentos, como exames e consultas médicas e odontológicas. Além disso, a escola recebeu uma reforma estrutural no valor total de cerca de R$ 600 mil. Entre as obras, a reestruturação da parte elétrica da instituição, uma demanda antiga da comunidade.

O evento também deixou satisfeito quem teve oportunidade de apresentar seu trabalho. A artesã Silvia Nascimento, que integra o programa de Economia Solidária, teve no Prefeitura Mais Perto uma oportunidade para melhorar sua renda. “O movimento foi muito bom. Gosto muito destes eventos para apresentar meus trabalhos com costura e patchwork”, relatou.

Outro importante Programa de garantia ao atendimento médico e serviços é o Saúde Tá Na Área que, em 2019, realizou 12 edições com mais de mil atendimentos no ônibus adaptado com serviços médicos e odontológicos. A população pôde contar com ações preventivas, como testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consulta com dentistas, aplicação de vacina e pesagem para as crianças. Também uniu esforços com o Centro de Referência em Assistência Social Móvel (CRAS Móvel) para emissão de documentos e inscrições para o Cadastro Único e Bolsa Família. Moradora do bairro Guajuviras, Mônica Bernardes, elogiou a iniciativa. “Moro aqui desde que nasci e nunca tinha visto essas atividades serem trazidas para cá. Eu estava indo no posto de saúde, mas passei aqui e fui atendida. É excelente poder contar com essa assistência perto de casa”, disse.

Além dos programas que asseguram a aproximação dos serviços, a SMRIC vem mantendo o foco em garantir a transparência e divulgação dos atos administrativos. O amplo diálogo com o Legislativo e o auxílio em estratégias de ação das demais Secretarias também marcaram o ano. Os processos de informação e a cobertura jornalística têm evidenciado as conquistas de Canoas para todo o Rio Grande do Sul. Além disso, o contribuinte conta com a eficiência no acompanhamento de obras e avisos de utilidade pública, onde a presteza e agilidade asseguram o envolvimento da sociedade nos atos Prefeitura.

Assessoria de Comunicação

 
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