Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
05/12/2019

  A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está realizando nestas quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro, uma capacitação para os conselheiros tutelares titulares e suplentes que venceram o último pleito no mês de outubro. A ação ocorre no auditório do Sesc, no Centro da cidade.



Conforme a secretária substituta da Família, Cidadania e Assistência Social, Joice Michels, a ação tem como objetivo principal estreitar os vínculos dos conselheiros com toda a rede de proteção à criança e adolescente. " A comunicação da rede deve funcionar sempre com o menor ruído possível. Por isso que além desta capacitação, na primeira quinzena de janeiro ocorrerá outra e assim, sucessivamente e periodicamente, para que o trabalho de todos e principalmente do Conselho Tutelar tenha cada vez mais uma maior qualidade no município."



Durante o período da manhã desta quinta foram relatados os processos e funcionamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Serviço de Acolhimento Institucional . "Aqui todos os efeitos de se retirar uma criança ou adolescente de uma família e o encaminhar para o SAI foi falado, inclusive com as consequências e marcas que isso gera", disse Joice.



A tarde foi a vez da promotora de Justiça da Infância e da Adolescência Juliana Gavião, explicar o seu trabalho, o seu papel na rede e como ela vê o papel do Conselho Tutelar neste sistema complexo de proteção. "A capacitação dos novos conselheiros é de extrema importância para o exercício do cargo, tendo em vista a complexidade da função e a necessidade de frisar que o serviço deve ser realizado com conhecimento, responsabilidade e amor. Isso porque cabe ao conselheiro promover a defesa e zelar por todos os direitos fundamentais da criança e do adolescente, o que denota função imprescindível na sociedade atual, sendo que qualquer lapso ou negligência pode acarretar na perda da criança ou em grave violação de seus direitos. Desse modo, a capacitação visa preparar os conselheiros para atuar com um suporte mínimo intelectual e as informações mais importantes para que possam tratar das questões mais comuns no trato diário do Conselho Tutelar", afirmou a promotora.



A Corregedoria dos Conselheiros Tutelares também participou da capacitação dos eleitos que irão assumir em 2020. "Receber os ensinamentos relatados pela promotora da infância e da juventude, sobre o funcionamento e fluxo de atendimento a Criança e Adolescente é fundamental pra todos, pois o que todos queremos é o bom funcionamento da rede da nossa cidade", disse o presidente da corregedoria, Amauri Rhoden.



Na sexta-feira serão apresentados pontos de responsabilidade e de troca com as secretarias municipais de Educação e da Saúde e ainda sobre o uma ação específica que controla faltas injustificadas e evasão escolar.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine