Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/11/2019

  O deputado Tenente-coronel Zucco (PSL) ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (19) para homenagear a bandeira nacional, que completa hoje 130 anos. Criada no dia 19 de novembro de 1889, logo depois da Proclamação da República, a partir do desenho de Décio Vilares, a bandeira nacional é um símbolo presente no cotidiano nacional, exibida tanto nas comemorações esportivas quanto nas manifestações de civismo. “A bandeira, ao longo da nossa história, resume as nossas façanhas, inspira novas conquistas e nos faz acreditar que esta terra é vocacionada para a ordem e o progresso”, declarou o parlamentar.

Ele ressaltou que, para os militares e para as pessoas que tiveram noções de Moral e Cívica e Organização Político e Social Brasileira (OSPB), “a imagem da bandeira deflagra um turbilhão de emoções lastreadas pelo amor ao Brasil e apego aos valores que inspiraram a fundação do país”.

Ordem e progresso
O parlamentar afirmou ainda que o lema que ornamenta a bandeira – Ordem e Progresso –, sugestão do positivista Benjamin Constant, é atual, mesmo depois de mais de um século de sua instituição. “Mais do que nunca precisamos com urgência de ordem, de respeito às autoridades e às instituições. Infelizmente, a pretexto do que chamam indevidamente de informalidade, inúmeros princípios, como respeito, ordem e hierarquia, foram atropelados. Família e pátria foram relegados a um segundo plano, desestruturando a nossa sociedade. Por isso, agora, se impõe resgatar a ordem imediatamente”, preconizou.

Zucco ressaltou também que o progresso é fundamental para gerar oportunidades e tirar do ostracismo os milhões de brasileiros desempregados. “Eles precisam de apoio, preparo para enfrenar o mercado de trabalho e oportunidades. Eles são vítimas de aventuras econômicas recentes que agravaram a crise e comprometeram o futuro de milhões”, denunciou.

Na sua avaliação, o desemprego está cedendo, graças a iniciativas do governo. Outra boa notícia, segundo ele, diz respeito às obras de infraestrutura paralisadas há muitos anos. “É através do trabalho dos valorosos homens e mulheres do Exército Brasileiro que estamos inaugurando novos trechos de estradas e entregando melhorias em portos e aeroportos. São missões cumpridas com eficiência, qualidade e que garantem economia para os cofres públicos”, comemorou, anunciando a conclusão de obras no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Militar com quase 30 anos de atividade no Exército Brasileiro, Zucco encerrou seu discurso exibindo o pavilhão nacional na tribuna. “A bandeira nacional é um patrimônio brasileiro. Ela simboliza a nossa pátria e está sempre presente nos momentos das grandes façanhas que despertam o espírito cívico”, concluiu.

Os deputados Capitão Macedo (PSL), Dalciso Oliveira (PSB), Sérgio Peres (Republicanos), Luiz Henrique Viana (PSDB) Rodrigo Maroni (Podemos), Paparico Bacchi (PL), Fábio Branco (MDB) e Pepe Vargas (PT) se manifestaram por meio de apartes.

A homenagem foi acompanhada pelo comandante de Artilharia do Exército, general de Brigada Valério Luiz Lange, representante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão-tenente Alexandre Luiz Egrégio, coronel Mauro Amin, subprocurador do Estado, Marcelo Lemos Dornelles, além de estudantes e professores das escolas Tiradentes, Carlos Drumond de Andrade, Castro Alve e, Pão dos Pobres.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine