Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/11/2019

  O 20º Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (Festil), que ocorre até a sexta-feira, 8, continua encantando os espectadores. O segundo dia de espetáculos promoveu novas experiências para os estudantes e público em geral que ocupava as cadeiras do Teatro do Sesc. Seis grupos se apresentaram na quarta-feira, 6, trazendo temas atuais e histórias infantis.



No turno da manhã os grupos “Turma 1A”, “Lá Liberté” e “Teatro Adolescente ParaNóia” se apresentaram. Da escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, o Turma A1 apresentou o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. Com vendas nos olhos, a plateia participou de um espetáculo sensorial e descobriu uma nova forma de experimentar o teatro. Os jurados elogiaram o grupo e pediram por uma peça maior, para conseguirem aproveitar mais a peça.



Pedindo atenção para temas importantes como estupro, homofobia e bullying, o grupo Lá Liberté trouxe um espetáculo denso e impactante. A peça conta a história de quatro crianças que descobrem, da sua maneira, o que de pior existe no mundo. Entre os quadros que contam as histórias das pessoas, os atores mudavam a temática da peça para crítica a sociedade.



Encerrando a manhã da quarta-feira, o grupo Teatro Adolescente ParaNóia, falou sobre a distância entre as pessoas e a falta de cuidado com o próximo. A peça retrata situações delicadas de dez adolescentes, que, mesmo com pouca idade, estão a ponto de optarem pelo pior caminho para resolverem seus problemas. O suicídio ganha espaço em cena e mostra a necessidade de tratar a raiz do problema.



Teatro à tarde



No turno da tarde foi a vez dos pequenos vivenciarem a experiência do teatro. As peças com temática infantil e classificação indicativa livre também trouxeram temas para fazer as crianças pensarem em temas importantes como o desmatamento e a poluição. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osório Ramos Corrêa, com o grupo Osoritos, apresentou a peça “A caligrafia de Dona Sofia”, que passou a mensagem da importância de transmitir o bem.



Levando o público para a Terra do Nunca, o grupo Rococó, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, apresentou a peça “Peter Pan”. Em 30 minutos de espetáculo o grupo contou ao público a sua versão do clássico de J. M. Barrie. Após, a Emef Rui Ramos, com os Guerreiros do Rui Ramos apresentou a peça “Vingadores do Pampa”. No palco os alunos contaram a história de um grupo de super-heróis que estava atrás de novos integrantes, oriundos da região sul do Brasil, para lutar contra o desmatamento e a poluição.



O Festil segue até a sexta-feira, 8, e traz diversas atrações para todos os públicos.



Confira a programação:



QUINTA-FEIRA - 07/11



14h: NOITE DOS POETAS MORTOS



Escola: Emef Nossa Senhora Aparecida

Grupo: Nossa Trupe

Direção: Mariana Vellinho

Classificação indicativa: 10 anos / Duração: 25min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A partir de uma notícia falsa divulgada na mídia de que a poesia está morrendo, seis poetas brasileiros, já falecidos, ultrapassam a barreira do tempo para encontrar meios de combater a mentira e a falta de amor através da arte. De maneira bem-humorada e despretensiosa, o encontro dos poetas dará espaço para o debate sobre as "fakenews" e a preponderância do meio digital na sociedade atual, trazendo à tona questões como consumismo, intolerância, solidão, inveja e desamor.



15h: UM DIA DE CONFUSÃO NO SÍTIO



Escola: Yazigi - Gravataí

Grupo: ANIMARTE

Direção: Marlise Damin

Classificação indicativa: 06 a 15 anos / Duração: 30min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A peça conta a história de duas cucas irmãs-gêmeas que tentam fazer mal a boneca Emília e a menina Narizinho, através de uma poção dada pela feiticeira Chuaua. A confusão começa quando a mestra prega uma peça para as cucas invertendo as poções fabricadas por ela. Nesta história divertida em que resgata personagens da literatura de Monteiro Lobato, nossos amigos terão um grande dia de aventura no sítio para consertar essa confusão.



16h: SINTONIA CONTROVERSA



Escola: Dança Arte Cecília Santos

Grupo: Dacs de Teatro - Turma Juvenil

Direção: Sheila Gomes

Classificação indicativa: Livre / Duração: 20min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: O que nos sintoniza? O que nos conecta?

Para psicologia é estado das pessoas sintônicas, que se encontram em harmonia ou correspondência com o meio. Pode ser um acordo, uma aliança, uma concordância, a harmonia. Em que sintonia estamos?

E as controvérsias, as discussões, disputas, polêmicas.

Nossa esquete teatral busca trazer uma reflexão sobre momentos e formas de conexão, de sintonia e de desconexão, de discordância. Em tempos onde tudo está 100% online, é possível estar em sintonia fora da rede?

A mesa de jantar, o parque de diversões, as redes sociais, a vida...

Qual é esta sintonia controversa que vivemos?



SEXTA-FEIRA - 08/11



09h: ENCONTRO COM O CENTRO BRASILEIRO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE



Encontro de apresentação do CBTIJ/ASSITEJ Brasil, suas redes nacionais e internacionais, suas principais ações e projetos. Serão abordados os três eixos de ação da Unidade do Rio Grande do Sul: cooperação, qualificação e contextualização. Além disso, será enfocada a importância das ações em rede, com um modo de construção de oportunidades.



Ministrante: Viviane Juguero - dramaturga, pesquisadora, atriz e professora. É Bacharel, Especialista, Mestra e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora da representação regional RS do CBTIJ.

Público: profissionais e estudantes das áreas da Arte e da Educação

Local: Sala Multiuso - Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241)

Duração: 02h / Inscrições: (51) 3497-6174 (Setor de Cultura do Sesc Gravataí)



14h: A BELA BORBOLETA



Escola: Emef Monteiro Lobato - Ed. Infantil

Grupo: Os Serelepes

Direção: Josiane Franco Costa

Classificação indicativa: Livre / Duração: 20min

Temática: Infantil

Sinopse: O Gato de Botas convocou os personagens de outras histórias para um salvamento muito importante. Branca de Neve, Peter Pan e outros participam desta história.



14h30: O SÍTIO DO SEU LOBATO



Escola: Emei Favo de Mel - Ed. Infantil

Grupo: Emei Favo de Mel - Maternal

Direção: Professoras Anelisa e Karen

Classificação indicativa: 3 a 5 anos / Duração: 10min

Temática: Infantil

Sinopse: Os alunos do Maternal da EMEI Favo de Mel, juntamente com as Professoras Anelisa e Karen apresentarão um musical o "Sítio do Seu Lobato" trazendo muito encantamento e alegria para todos. Nossos pequenos artistas irão encher seus olhos de amor e carinho. Mostrando um pouco do dia a dia do "Sítio do Seu Lobato" e seus lindos animais de estimação.



14h45: BARQUINHO DE PAPEL



Escola: Emef Princesa Izabel - Ed. Infantil

Grupo: Alegria

Direção: Ana Lucia Dal Bello Polo

Classificação indicativa: 4 a 12 anos / Duração: 10min

Temática: Infantil

Sinopse: O barquinho de papel apresenta uma viagem sem fim. É um convite para as crianças viajarem na imaginação, resgatando a brincadeira de fazer barquinhos de papel para brincarem na chuva e deixar a água levar, que seja para o rio ou para o mar. Venha conosco nesta deliciosa aventura!



15h: CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR

Escola: Emei Construindo o Futuro - Ed. Infantil

Grupo: Somos o Futuro

Direção: Marília Nunes Puntel

Classificação indicativa: livre / Duração: 15min

Temática: Infantil

Sinopse: Em um castelo muito distante morava um príncipe e uma princesa, eles tinham muita curiosidade em conhecer o mundo lá fora. Certo dia, resolveram realizar seu sonho, saíram do castelo em busca de aventura. No caminho muitas coisas aconteceram, acabaram também encontrando seres vivos lhes pedindo ajuda. Ao conhecer o rio viram que estava sendo destruído e resolveram ajudar, solucionando os problemas encontrados. Na cidade encontraram muita violência, lá também deixaram um pedacinho de esperança. Ao conhecer uma família viram que elas não tinham muito tempo uns para os outros, faziam uso das redes sociais, deixando de lado a convivência. Ao voltar para o castelo viram que os mundos eram diferentes, mas cabe a nós fazermos a nossa parte, cuidando, cativando e respeitando o próximo. Pois "é só com o coração que conseguimos ver de verdade, o essencial é invisível aos olhos."



15h30: URSINHO PIMPÃO



Escola: Emef Presidente João Goulart - Ed. Infantil

Grupo: Pequenos Pimpões

Direção: Giovana Brito

Classificação indicativa: Livre / Duração: 15min

Temática: Infantil

Sinopse: As músicas fazem parte da vivência das crianças em sala de aula, com base nessas vivências lúdicas revivemos um pouco de nossas memórias ao som dos ursinhos mais querido que conhecemos. Encenação que traz encanto e doçura ativando nossas lembranças.



19h30: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 20º FESTIL



Entrega dos Troféus Destaque, Medalhas e Certificados - Teatro do Sesc Gravataí

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine