Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
06/11/2019

  O deputado Fernando Marroni (PT) homenageou o Grupo Tholl, de Pelotas, no Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (6). Criado em 1987 pelo ator de teatro João Bichilli, o Tholl agrega acrobacia, palhaçaria, malabarismo, teatro e dança em suas apresentações. Em 32 anos de existência, montou seis espetáculos, que envolveram 117 artistas e renderam 1057 sessões para um público superior a 1,7 milhão de expectadores.

A trajetória do Grupo iniciou nos Gatos Pelados, do Colégio Municipal Pelotense, até chegar ao centenário grupo Teatro Escola de Pelotas. “Assim, se formava a vontade de constituir um grupo circense para atuar num circo sem lona e sem picadeiro. Na medida em que as apresentações se sucediam, começaram a ser incluídos malabarismo, pernas-de-pau e técnicas de clown. E essa experiência virou realidade com a criação da Oficina Permanente de Técnicas Circenses”, rememorou o petista.

A oficina começou a oferecer treinamentos e cursos até montar seu primeiro espetáculo de circo-teatro: Imagem e Sonho. “Para minha felicidade, isso aconteceu no período em que estive à frente da prefeitura de Pelotas e, neste período, firmamos parceiras em inúmeras atividades, incluindo a montagem do espetáculo Imagem e Sonho para as crianças da rede municipal de educação”, revelou.

Montagens
O Grupo Tholl ganhou fama e reconhecimento nacional e internacional pela sua técnica apurada e exuberância cênica, sendo, inclusive comparado à companhia canadense Cirque de Soleil. A projeção foi impulsionada pelo apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, e foi chacelada por personalidades como as saudosas Marília Pera e Eva Shoper e o ator e trapezista Marcos Frota.

Além da Imagem e Sonho, o Grupo produziu também tem as montagens Exotique e Cirquin, espetáculos circenses, a peça teatral infantil Circo dos Bonecos e o show musical Par ou Ímpar, em parceria com os músicos pelotenses Kleiton e Kledir. Os irmãos Ramil, pela primeira vez ,se dedicaram a um projeto totalmente voltado para o público infantil, com composições próprias e inéditas, explorando o universo dos pequenos, com temas divertidos, que levam títulos como O Mágico Estrambólico, Formiga Atômica e Pirulito Esquisito.

Responsabilidade social
A responsabilidade social e as ações de cidadania, segundo Marroni, fazem parte da história da companhia. “A qualidade e o êxito que obtêm na área artística também alcançaram na ação cidadã”, apontou o deputado.

O Tholl Alegria, projeto social gratuito desenvolvido pela trupe desde 2011, que consiste na visita de atores e músicos a hospitais, casas geriátricas e eventos culturais e assistenciais, é um exemplo disso. “As oficinas gratuitas destinadas à comunidade em situação de vulnerabilidade social, muito mais do que ocupar crianças e adolescentes carentes e em risco de trilhar caminhos sem volta, abrem portas e janelas e redimensionam a noção de mundo das pessoas, permitindo sonhar e ampliar suas expectativas, trazendo a arte como opção de vida, hipótese que jamais seria cogitada sem esse tipo de encontro”, ressaltou Marroni.

Os deputados Dr. Thiago Duarte (DEM), Luiz Henrique Viana (PSDB), Sofia Cavedon (PT), Paparico Bacchi e Fran Somensi (Republicanos) se somaram à homenagem por meio de apartes. O Grande Expediente foi acompanhado pelo diretor do Tholl, João Bichilli, secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura, José Édil Lima Alves, e ex-secretária de Cultura de Porto Alegre Margarete Moraes.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine