Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
29/10/2019

  O deputado Carlos Búrigo (MDB) ocupou o período do Grande Expediente desta terça-feira (29) para prestar uma homenagem ao movimento comunitário e à União das Associações de Bairro de Caxias do Sul. Ele falou da importância dessas entidades e listou as conquistas obtidas no decorrer das últimas décadas pelo movimento comunitário organizado do município. “Foi por essa luta que comunidades inteiras tiveram acesso à moradia, ao esgotamento sanitário, à rede básica de saúde, à infraestrutura urbana e à regularização fundiária, que permitiu que as pessoas se tornassem de fato e de direito donas das casas onde já moravam”, elencou.

O parlamentar, que foi secretário em Caxias do Sul em três gestões, afirmou que o movimento comunitário da cidade serrana foi determinante para assegurar a aprovação de novos loteamentos populares, a manutenção e ampliação de projetos sociais e a entrega de centenas de unidades habitacionais em diversos pontos da cidade. Outra conquista fundamental , segundo o deputado, foram os processos de regularização fundiária das regiões do Burgo e do Beltrão de Queiroz, beneficiando milhares de pessoas com o título de propriedade das moradias.

O parlamentar afirmou que o movimento comunitário obteve “conquistas das mais simples às utópicas”. A construção e a ampliação das escolas, o
fortalecimento da participação dos pais na vida escolar dos filhos, os dez núcleos de policiamento comunitário, a pavimentação comunitária e a construção de centros de convivência são outras obras e ações creditadas pelo emedebista ao ativismo das associações comunitárias do município.

Búrgico disse ainda que movimento comunitário sempre foi valoriado pelos prefeitos que administraram Caxias do Sul. Lamentou, no entanto, que essa conduta não seja mantida pela atual gestão. “Cada qual com as suas peculiaridades e forma de conduzir, mas sempre preocupadas em manter essa ligação harmoniosa. Lamentavelmente essa harmonia se quebrou. E hoje o movimento comunitário está desassistido”, apontou o emedebista.

História
Em seu pronunciamento, ele analisou as condições sociais, políticas e econômicas que propiciaram o surgimento no início dos anos 1960 do movimento comunitário nos moldes atuais. Como nos demais centros industrializados do País, Caxias do Sul passou a abrigar trabalhadores dos municípios vizinhos, atraídos pelas oportunidades abertas na indústria metal mecânica e madeireira. Com isso, rapidamente a cidade chegou à marca de quase 200 mil habitantes. Bairros consolidados, segundo o deputado, não deram conta da demanda. E outros, como Cruzeiro, São Leopoldo, Madureira, Universitário, Fátima, Santa Fé, Sagrada Família, São Ciro, Jardim América, Jardelino Ramos, Marechal Floriano e São José passaram a abarcar os personagens do novo ciclo migratório. “Surgiu uma infinidade de novos loteamentos, na sua maioria irregulares, com deficiências graves de infraestrutura, água, luz, escolas, transporte coletivo e saúde”, remenorou.

As enormes demandas levaram os trabalhadores a criarem organizações próprias. No dia 15 de março de 1960, no antigo bairro Marechal Floriano, que já comportava a ocupação conhecida como Vila do Cemitério, um grupo de militantes vinculados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) fundaram a primeira Associação de Amigos e Moradores do Bairro. “Com o mesmo caráter apartidário que manteve até hoje, o objetivo era representar as demandas por melhorias, especialmente, junto à prefeitura e ao governo estadual. Na esteira dessa iniciativa, outras 20 comunidades também se organizam na defesa de suas necessidades”, lembrou Búrigo.

Em 1963, foi fundada por lideranças comunitárias, sindicais e políticas, entre as quais o ex-governador Pedro Simon, então deputado estadual, a Federação das Associações de Amigos e Moradores de Bairros de Caxias do Sul. Anos mais tarde, a entidade adotaria o nome de União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB). “Eu não sei ao certo se aquele grupo de caxienses fazia ideia da dimensão que tal ato representava e para onde tudo aquilo caminharia. Passados 56 anos, a União das Associações de Bairros de Caxias do Sul traz consigo a marca, não somente de seus já eternizados fundadores, mas tambem de cada um de seus presidentes e de tantas pessoas que ajudaram a construir sua história de lutas e de representação de uma comunidade valorosa e progressista”, enfatizou.

Fracab
Búrigo homenageou também os 60 anos da Federação Riograndense de Associações Comunitárias (Fracab), completados dia 13 de setembro. O atual presidente da entidade, Arnóbio Mullet, assistiu ao Grande Expediente ao lado do presidente da UAB, Valdir Valter, do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladi, e de militantes do movimento comunitário.

Os deputados Pepe Vargas (PT), Elizandro Sabino (PTB), Luciana Genro (PSOL), Elton Weber (PSB), Paparico Bacchi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade), Sérgio Peres (Republicanos), Tiago Simon (MDB) e Frederico Antunes (PP) se manifestaram por meio de apartes.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine