Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/10/2019

 

A Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva completa 53 anos de história nesta sexta-feira (25). Em comemoração ao aniversário do local, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (SMCT), elaborou uma programação especial durante o mês de outubro. Juntas, as atrações mobilizaram cerca de 300 pessoas.

Desde que foi inaugurada, em outubro de 1966, a Biblioteca Municipal de Canoas atravessou o tempo e ajudou a formar gerações inteiras de leitores. Hoje, as prateleiras do local comportam um acervo de aproximadamente 50 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, entre outros gêneros literários, além do acervo em braile.

O titular da pasta da Cultura e do Turismo, Mauri Grando, ressaltou a importância da biblioteca e dos demais equipamentos culturais do município. “A cultura eleva o saber e esse espaço é inspirador para todos os frequentadores. Além da biblioteca, a Prefeitura de Canoas promove atividades culturais durante o ano inteiro, por meio da inclusão, prevenção e solidariedade”, conclui.

Uma das responsáveis pela programação, a bibliotecária Andréia Pereira, falou sobre a forma como os canoenses se relacionam com o local. “A UNESCO prevê que uma das principais funções das bibliotecas públicas é oportunizar o acesso à cultura, à informação e ao lazer. Com base nisso, priorizamos atrações para todas as idades”, comenta a bibliotecária.

Uma das atividades realizadas foi o lançamento do livro “A Caixa de Pâmela”, da escritora Ângela Hofmann, ocorrido nesta sexta-feira. Além disso, houve a Semana do Perdão, com o objetivo de incentivar a devolução de livros em atraso sem cobrança de multa. Já as Sacolas Misteriosas proporcionaram uma experiência diferenciada aos sócios da biblioteca, que foram convidados a levar uma obra para casa, sem saber o título. Por fim, o Combo Literário previa o empréstimo de exemplares e a sua respectiva adaptação para o cinema.

Hoje, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva possui um telecentro, um espaço infanto-juvenil com Bebeteca, e atende, todos os dias, cerca de 100 pessoas.

Presenças

O evento também contou com a presença da artista plástica e filha do patrono da Biblioteca Municipal de Canoas, Walmyr Palma da Silva Longoni, das escritoras Ângela Hofmann e Maria Rigo, de representantes da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública (ABIP), da Associação Canoense de Escritores e demais membros da sociedade civil.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine