Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/10/2019

  Em agenda em São Paulo nesta sexta-feira (25/10), o governador Eduardo Leite participou de encontro com lideranças públicas e empresarias de todo o país. Durante a manhã, ocorreram diversos painéis, com temáticas como inovação e digitalização do setor público, participação da sociedade na vida pública, retomada do crescimento econômico e reforma do setor público e formação de governos empreendedores.

“A burocracia cumpriu um papel no passado para evitar o clientelismo e que o público e o privado se confundissem. Mas os tempos mudaram e a burocracia, que estabeleceu regras, acabou engessando a máquina pública e os governos”, destacou Leite. “Agora, a tecnologia pressiona por uma mudança no ritmo dos governos. O ritmo da sociedade mudou, a vida está mais dinâmica, mas os governos continuam lentos e burocráticos. Essa mesma tecnologia que pressiona por mudanças é a resposta para muitos desses problemas”, acrescentou.

Participaram dos debates governadores, prefeitos e deputados de todo o país, bem como o ministro adjunto da Economia, Pedro Siza Vieira; o ex-ministro e atual secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles; o economista e ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn; o apresentador e empresário Luciano Huck; o escritor e consultor americano David E. Osborne; Fernando Schüler, cientista político e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa); além de outras lideranças nacionais.

No encerramento do evento organizado pela Comunitas, organização que atua no apoio ao desenvolvimento de políticas públicas em todo o Brasil, Leite destacou, ainda, a importância de modernizar a gestão pública, desburocratizando os serviços para facilitar a vida do cidadão e de quem deseja empreender. Nesse sentido, o governo gaúcho lançou os programas Receita 2030, Descomplica RS e RS Digital.

“A tecnologia dá transparência e permite maior controle social. A sociedade precisa entender que as mudanças não vão acontecer por iniciativa de quem está inserido nessa máquina. A sociedade depende do apoio da iniciativa privada para isso e para que as mudanças representem melhores serviços à população”, afirmou Leite.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine