Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/10/2019

  Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Associação dos Moradores da Morada do Vale (Amoval) e o Conselho de Clubes de Mães de Gravataí promoveu uma roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama.

A atividade foi conduzida pela enfermeira Luciane da Silva do Departamento de Atenção a Saúde (DAS) do município. Na oportunidade, falou sobre o fluxo de acolhimento da pacientes nas unidades. "É importante o autoconhecimento do corpo, pois o câncer de mama tem sido identificado cada vez mais cedo em mulheres. Em média, com menos de trinta anos. O autoexame de mama não é diagnóstico, nem descarta a consulta com um profissional de saúde", disse.

Projeto Amoval com Amor

Desde dezembro de 2018, um grupo de senhoras dedica-se a uma tarefa nobre, a confecção de perucas para um projeto solidário junto ao Setor de Oncologia do Hospital Conceição. Até o momento oito perucas foram confeccionadas e doadas. Em média, o tempo de confecção de cada peruca é, em torno, de três semanas. No entanto, para isso são necessários 10 metros de cabelo por unidade.

Durante o evento, dezenas de pessoas doaram mexas de cabelo ao Projeto Amoval com Amor. Vera Maria Garcia foi uma delas. Ela conta que a cerca de cinco anos doou 30 centímetros de mexas em outra ação. Hoje, com o cabelo mais curto, Vera doou duas mexas de 15 centímetros. "Fico feliz em doar parte do meu cabelo para uma causa tão nobre", afirmou Vera.

As doações de mexas podem se feitas na sede da AMOVAL todas as quartas-feiras. Aos interessados, podem ser obtidas informações pelo telefone (51) 993355282.

Sobre o Conselho de Clubes de Mãe de Gravataí

Com o lema "Promoção Integral da Mulher" e com 30 anos de existência, o Conselho de Clube de Mães esteve presente na ação do Outubro Rosa com representantes de seis Clubes: Verdadeiras Amigas do Vale, São José, Fraternidade, Irmã Dulce, Farroupilha e Esperança do Vale.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine