Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/10/2019

 

Após mais de um ano realizando adequações e otimizações em seus processos, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev) recebeu o certificado Pró-Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O reconhecimento das boas práticas de gestão foi entregue oficialmente nesta terça-feira (22), pelo vice-presidente e presidente em exercício da diretoria executiva do Canoasprev, Rodrigo Mota, ao prefeito municipal Luiz Carlos Busato. A certificação foi concedida após avaliação feita por uma entidade certificadora externa, credenciada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.

Durante a cerimônia de entrega, o presidente interino saudou os presentes e agradeceu aos que trabalharam em prol da obtenção do certificado. Ele destacou que a conquista muda a história do Canoasprev e traz tranquilidade aos atuais e futuros aposentados, ao mostrar que a atuação da instituição é referência. “Com esse nível de certificação, nós podemos investir em fundos mais rentáveis para a saúde financeira deste instituto”, salientou ao comentar os benefícios conquistados.

Ainda durante o evento, presidente licenciado da diretoria executiva do Canoaprev, Francisco Figueiredo, agradeceu ao empenho de todos da instituição que possibilitaram colocá-la junto a um grupo muito pequeno no Brasil.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, também comemorou o momento e salientou que a certificação traz ainda mais grandeza para a gestão e permite que o Canoasprev possa se comparar aos grandes fundos de previdência do Brasil. Além disso, pontuou a importância para os próximos tempos. “Essas ações que a gente tem feito aqui, com esses recursos, são ações que enxergam o nosso futuro”, celebrou.

Entenda a certificação Pró-Gestão RPPS

O Pró-Gestão RPPS é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. O objetivo é incentivar as instituições a adotarem práticas de gestão previdenciária que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O Programa se baseia em três pilares: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Eles contribuem para a profissionalização do gerenciamento, a qualificação de gestores e a introdução de padrões de qualidade nos processos de trabalho. O resultado, além da obtenção do certificado, é o alcance de maior estabilidade e a consolidação de avanços, evitando que naturais e eventuais mudanças resultem em descontinuidade ou retrocessos na gestão. Ao todo, são quatro níveis crescentes de aderência à certificação. O Canoasprev obteve o primeiro deles, com validade de três anos.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine