Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
21/10/2019

  O Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero, segue com a sua programação. A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal da Administração, Modernização e Transparência (Smat), realizou na segunda-feira, 21, uma roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama para as servidoras e servidores da Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM).



Durante a ação, os participantes ouviram sobre a importância da alimentação saudável, a prática de exercícios e a necessidade de conhecer o próprio corpo para a prevenção do câncer. A enfermeira da SMS, Luciane da Silva, deu um lembrete quanto ao autocuidado. "É importante saber que o autoexame não é diagnóstico. É preciso procurar o profissional de saúde", disse Luciane. Com próteses, a enfermeira exemplificou como deve ser feito esse procedimento e como identificar possíveis nódulos.



Luciane também trouxe dados que mostram a importância do Outubro Rosa e da conscientização sobre a doença. "O Rio Grande do Sul, ao contrário dos outros estados do Brasil, tem um índice elevado de câncer em mulheres mais novas, a partir dos 40 anos. Por isso essa conversa é necessária", contou.



Confira a programação do Outubro Rosa no município:



Pronto Atendimento 24h

21 e 22/10 - Atividades de saúde voltadas às mulheres trabalhadoras



Associação Morada do Vale (AMOVAL)

22/10 - 14h - Aula funcional e roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto-exame das mamas. (SMS/DAS; SMCEL).



Associação Moradores da Estrada Santa Cruz da Morungava

23/10 - 14h - Palestra ministrada pela psicóloga da Casa Lilás sobre o serviço de atendimento e prevenção de violência



Gravataí Shopping Center

23, 24 e 25/10 - Consultório de Saúde Rosa - 10h às 16h parceria com Ulbra-LISAMA Gravataí, oferta de consultas de enfermagem com exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). (SMS/DAS).



USF Cohab C

25/10 - Ulbra-LISAMA - 13h às 17h; com coletas de CP, requisições de MMG, realização de testes rápidos, entre outras atividades.



USF Princesa Isabel

25/10 - SMCEL/Ulbra-LISAMA - 13h30 - oferta de consultas de enfermagem com exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP), testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, confecção de cartão SUS, pesagem do bolsa família, maquiagem, oficina de ginástica, pilates e esmalteria.



USF Parque dos Eucaliptos

25/10 - 13h corte de cabelo, maquiagem, unha, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). Atividades de educação em saúde com palestrantes convidados. Nos demais dias em sala de espera o assunto de prevenção ao câncer de mama e de útero será diariamente abordado.



USF Erico Verissimo

25/10 - Ulbra/LISAMA - Manhã e tarde: atividades voltadas à prevenção do câncer de mama, palestras, brechó, dia de beleza, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde).



Câmara de Vereadores

25/10 - 14h Valorização da Mulher (SMS/ DAS/CENQ)



USF Nova Conquista

26/10 - Ulbra/LISAMA - 9h às 12h e 13h às 16h exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP), solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde), testes rápidos, orientações de saúde, corte de cabelo, maquiagem, pesagem da bolsa família, orientações de higiene bucal, confecção de cartão SUS.



USF Morungava

26/10 - 8h às 12h e 13h às 17h oferta de exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP), testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e solicitação de exames.



USF Itacolomi

26/10 - "Dia D" das 8h às 12h e 13h às 17h com turno estendido, das 17h às 21h. Serão ofertados exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP), solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde), sala de espera e apresentação teatral "Promovendo Saúde", consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, solicitação de exames laboratoriais de rotina, verificação de pressão arterial e hemoglicoteste.



Secretaria da Fazenda

28/10 - 10h30 - Roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama com demonstração em prótese de auto-exame das mamas. (SMS/DAS; SESMT/Smat) Enfª Luciane da Silva



Desfile das Vitoriosas - 18h30 - Praça da Bíblia



UBS São Geraldo

29/10 - 14h - Palestra sobre autocuidado das mamas, exames de Papanicolau (coleta de citopatológico uterino/CP). Teatro sobre violência doméstica; Saúde bucal na gestação; Realização e orientações sobre testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C;



14h- Palestra ministrada pela psicóloga da Casa Lilás sobre o serviço de atendimento e prevenção de violência



29/10 - Dia da Beleza com Carinho na Praça - 9h às 16h



Orientações sobre Alimentação saudável - Cenq

Orientações sobre Saúde Bucal

Orientações sobre Saúde Mental (Caps AD, Caps II e Capsi)

Orientações sobre Saúde do Trabalhador - Urest

Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - SAE

Orientações sobre Primeiros Socorros - Urgência e Emergência

Estarão presentes no dia: Senac, Mary Kay, Boticário, Práticas Integrativas (Massagem, Reiki e Yoga), Aulão de Ginástica - SMCEL, Fotógrafo. Casa Lilás/Deam e Roda de Capoeira com o Grupo Olufé



USF Santa Cecília

30/10 - 13h às 17h - Livre demanda (sem agenda) para testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, exames de Papanicolau (coleta de citopalógico uterino/CP) e solicitações de mamografias (conforme protocolo Ministério da Saúde). Palestra com a nutricionista voltada para nutrição em saúde da mulher, à tarde, e oferta de manicure.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine