Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/10/2019

  O prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, o coordenador de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos, e o presidente da Hidrovias RS, Wilen Manteli, participaram nesta semana do programa Contraponto na Rádio Guaíba, FM 101.3, no Grupo Record. Durante o programa, os participantes realizaram o convite do evento da Famurs: “Rio Grande do Sul, o desenvolvimento passa pela hidrovia”, que será realizado no auditório da Federação no dia 29/10, às 14h.

Quantos empregos poderíamos gerar com o transporte hidroviário? O que o transporte hidroviário representa em desenvolvimento para o RS? Estas serão algumas perguntas que o evento liderado por Rafaeli vai responder.

Conforme dados do sistema HidroviasRS, 60 municípios gaúchos são banhados por lagos, lagoas ou rios navegáveis. Porém essas áreas, que poderiam ser aproveitadas para a instalação de terminais portuários, transporte de embarcações, catamarã e geração de empregos, estão neste momento ociosas.

Segundo levantamento da entidade, o estado possui em seu Sistema Hidroviário Interior cerca de 1.200 km de vias navegáveis. Contudo, hoje, menos de 700 km são utilizados. “São mais de 60 municípios banhados por lagos ou rios que poderiam explorar essas áreas para criar verdadeiros núcleos produtivos, industriais, logísticos e ou de esporte, turismo e lazer”, aponta o presidente da HidroviasRS.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine