Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/10/2019

   O tradicional Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela realiza a sua 31ª edição entre esta quinta-feira (17) e domingo (20). Totalmente gratuito, o evento ocupará uma estrutura com capacidade para mil pessoas montada na Praça João Corrêa, no centro da cidade. Por lá passarão quatro espetáculos internacionais e 10 gaúchos. Além disso, no final de semana, a Praça da Matriz será o ponto de partida para os cortejos que reúnem público e bonequeiros nas ruas da município serrano.

Voltado para famílias, com todas as atrações de classificação livre, o evento deve receber 15 mil pessoas neste ano, sendo quase metade delas turistas.
A diretora executiva e curadora do festival, Marina Gil, explica que a intenção foi montar uma programação diversa tanto nos temas quanto nas técnicas de manipulação, incluindo marionetes, fantoches e bonecos de vara:

— Escolho os espetáculos que estão em destaque no mundo, pensando no perfil do público que temos e procurando trazer técnicas e propostas diversificadas, desde marionetes até bonecos com manipulação direta ou bonequeiros que utilizam objetos.
Gratuito

Ao longo de 30 anos, o festival já adotou diferentes modelos. Até 2017, ocorria sempre em teatros e havia cobrança de ingresso. No ano passado, a prefeitura de Canela patrocinou o evento que, com isso, passou a ser realizado na Praça da Matriz e aberto ao público. O modelo vai se repetir neste ano.

Segundo a diretora, a programação é totalmente inédita, e os destaques ficam por conta dos quatro espetáculos internacionais. Vindo da Alemanha, o grupo The Fifth Wheel encenará o musical Extraordinary Voyage (quinta-feira e sábado, às 20h30min), acompanhando a viagem de um navio pelo mundo. Em cada parada, bonecos de fio mostram algo de sua terra, dançando e cantando desde canções mexicanas até o flamenco espanhol.
— A marionete de fio é a técnica mais difícil e o público tem verdadeiro encantamento por ela — pontua Marina.

Da Argentina vem o grupo El Alma en un Hilo, que contará a história de uma personagem viciada em selfies e redes sociais em Enderas Masugui – El Viaje de Luisa, no qual todos os bonecos são velhinhos. As sessões são quinta, às 22h30min, e no domingo, às 18h30min.

Já o espanhol Roberto White traz uma proposta diferenciada em Criaturas Particulares (sexta, às 20h30min, e sábado, às 21h30min), no qual usa partes do seu próprio corpo para contar sete histórias diferentes. Além disso, seus personagens são construídos com objetos do cotidiano, como balões, bolas de pingue-pongue e sacolas plásticas.

Cuál es el Dilema, Shakes? é o nome do espetáculo do grupo A Sociedade AnTónima, do Equador. O tal "Shakes" do título é ninguém menos do que o dramaturgo inglês William Shakespeare. Aqui a proposta é humanizar o gênio, mostrando como seria seu cotidiano, desde o banho até os momentos de criação literária. As apresentações serão sexta, às 22h30min, e domingo, às 16h30min.
31º Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

De quinta-feira (16) a domingo (20)
Espetáculos: Praça João Corrêa, em Canela
Desfile dos Bonecos: sábado, às 14h30min, e domingo, às 11h, na Praça da Matriz
Entrada gratuita
Mais informações:festivalbonecoscanela.com.br

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine