Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
17/10/2019

  A presidência da Assembleia Legislativa, em nome de todos os deputados e servidores, manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-deputado e ex-presidente desta Casa, Dr. Nivaldo Soares, ocorrido nesta quinta-feira (17) na capital gaúcha, e estende suas condolências aos familiares. Soares foi presidente nos anos de 1977 e 1979. O ex-parlamentar tinha 93 anos. O velório será na Biblioteca Municipal de Uruguaiana, ainda sem horário definido.

Biografia
Depois de uma passagem pela antiga sede da Assembléia Legislativa gaúcha, em agosto de 1963, quando assumiu o mandato no lugar do deputado Osmar Lautenschleiger (Movimento Trabalhista Renovador - MTR), na condição de suplente, André Nivaldo Jager Soares (MDB) foi empossado deputado estadual em 1970. Na seqüência, elegeu-se quatro vezes para o Legislativo. Permaneceu 16 anos no Parlamento e presidiu a Casa nos anos de 1977 e 1978, quando, por três vezes, ocupou o cargo de governador do Estado, mesmo fazendo parte da oposição ao Regime Militar. Em 1979, presidiu uma das mais polêmicas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da história gaúcha: a que investigou o seqüestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz

Atuou como deputado durante os governos Peracchi Barcellos, Euclides Triches, Sinval Guazelli, Amaral de Souza e Jair Soares. Soares ingressou como parlamentar no tempo do bipartidarismo, quando existiam apenas a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Viveu a abertura política em 1983, com o surgimento de partidos como Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Partido Democrático Social (PDS). Na última Legislatura na qual atuou, a 46ª, que se iniciou em 31 de janeiro de 1983, viu as 55 cadeiras serem divididas entre PMDB, PDS, PDT e Partido da Frente Liberal (PFL).

Ex-prefeito de Uruguaiana, sua terra natal, deixou o Legislativo em 1986 para assumir como chefe do Executivo local.

Veja no link abaixo a entrevista concedida em 2007 para a série Memória do Parlamento, do portal de notícias da AL:

http://www.al.rs.gov.br/agenciadenoticias/destaque/tabid/855/IdMateria/189937/Default.aspx

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine