Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/10/2019

  Os deputados da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia prestaram uma homenagem a 11 professores neste 15 de outubro, Dia do Professor. Cada parlamentar convidou um professor especial para receber um certificado e uma chuva de aplausos durante a solenidade, realizada no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

Escolhida para ser homenageada pela Comissão, a professora e vencedora do prêmio Educadora do Ano 2019, Joice Lamb, não pode comparecer à Assembleia por motivos pessoais. Joice, coordenadora pedagógica da EMEF Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler de Novo Hamburgo, foi indicada à homenagem pelo deputado e vice-presidente, Issur Koch (PP), que comentou: “É importante e muito bonito vermos uma professora do nosso estado sendo agraciada no país inteiro. É uma reverência singela à uma profissional que acredita na educação como ferramenta para mudar o mundo”, ressaltou.

A presidente da Comissão, Sofia Cavedon (PT), aproveitou a ocasião para lançar a 1ª Mostra das Boas Práticas Pedagógicas. “Hoje, lançamos a 1ª Mostra das Boas Práticas. Vamos abrir as inscrições para professores das escolas públicas, para apresentarem seus trabalhos. Queremos valorizar o fazer pedagógico, o esforço das escolas que estão com tantas dificuldades”, disse. A parlamentar e professora de Educação Física ainda deixou uma mensagem de carinho aos seus colegas. “Jamais escolheria outro caminho que não ser professor. É um lindo trabalho o nosso, de ajudar o ser humano a buscar seu talento. É ajudar o jovem, a criança, a ser a sua melhor versão no mundo”, reforçou.

Os professores se mostram sensiblizados pela homenagem, mas não deixaram de apontar as dificuldades que a categoria atravessa no momento atual. Eles alertaram para o parcelamento dos salários, que dificulta o exercício da profissão em sua mais plena forma. Ainda ressaltaram que não são super-heróis e que precisam ser mais valorizados pelos governos estaduais e federais, pois as sociedades que valorizam seus professores tendem a ser mais prósperas e justas.

Confira os profissionais homenageados:

Professora Marli Terezinha Soares Dutra, homenageada pelo deputado Luiz Marenco (PDT)
Professora Aline de Souza, homenageada pela deputada Luciana Genro (PSOL)
Professora Marta Bulling, homenageada pelo deputado Sebastião Melo (MDB)
Professora Joice Lamb, homenageada pela Comissão de Educação
Professora Geovana Rosa Afeldt, homenageada pela deputada Sofia Cavedon (PT)
Professor Juliano Mantoviani, homenageado pelo deputado Issur Koch (PP)
Professor José Francisco Duran Vieira, homenageado pelo deputado Fernando Marroni (PT)
Professor Márcia Aurélia Silveira Spagiari, homenageada pelo deputado Vilmar Lourenço (PSL)
Professor Arthur Cauduro, homenageado pelo deputado Sérgio Peres (PSD)
Professor Miguel Zuanazzi, homenageado pelo deputado Rodrigo Maroni (PODE)
Professor Pedro Paulo Guimarães, homenageado pela deputada Any Ortiz (PPS)

Ordem do Dia
No período da Ordem do Dia da reunião, o colegiado aprovou a realização de duas audiências públicas requeridas pela deputada Sofia Cavedon (PT). A presidente do órgão técnico quer debater os impactos das propostas do governo Eduardo Leite, nas carreiras e previdência das servidoras e servidores públicos estaduais da área da educação em um encontro na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Outro requerimento da parlamentar pretende discutir o mesmo tema e o fechamento de turmas, redução do número de alunos e possível fechamento de escolas, desta vez em São Luiz Gonzaga.

Participação
Além dos parlamentares já mencionados, o deputado Gaúcho da Geral (PSD) também acompanhou a solenidade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine