Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
02/10/2019

  A abertura do mês dedicado à conscientização e ao combate do câncer de mama motivou a manifestação da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), durante a sessão plenária desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa, A parlamentar tucana usou espaço de liderança partidária para divulgar e informar sobre o tema.

Segundo Zilá, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, embora pode ocorrer também em homens. A parlamentar relatou que até o final do ano serão registrados no Rio Grande do Sul mais de cinco mil casos da doença, conforme estimativa de entidades que monitoram o assunto. “O Instituto Nacional do Câncer diz que representa 25% entre os cânceres com maior incidência no Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira com maior índice e incidência, com 147 pessoas a cada 100 mil”, informou.

Entre as cidades gaúchas em que o câncer é a principal causa de morte, Zilá disse que Caxias do Sul é a primeira, com 669 mortes (em 2015). Depois vem Passo Fundo, Bento Gonçalves, São Gabriel e Erechim.

Zilá fez questão de enfatizar que a doença tem cura, desde que detectada precocemente. Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, Zilá destacou que dispõe de material informativo para distribuição à população, sobre prevenção e tratamento da doença, assim como direitos dos pacientes. A parlamentar registrou também o trabalho das Ligas Femininas de Combate ao Câncer, do Imama e da Federação da Mama.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine