Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
26/09/2019

  Fundada em 23 de julho de 1969 com o propósito de levar energia elétrica para as famílias do meio rural, a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai foi homenageada hoje (26) no Grande Expediente da Assembleia Legislativa. O proponente da homenagem, deputado Paparico Bacchi (PL), afirmou que a Creral é um exemplo de gestão e que sua capacidade de organização transformou a vida de milhares de famílias do Norte do Rio Grande do Sul. “Mais de 50 anos se passaram desde o dia em que 396 agricultores de 21 municípios das regiões do Alto Uruguai, Nordeste e Produção uniram-se para mudar a realidade do meio em que viviam”, rememorou.

Hoje, a Creral possui 7.500 associados e está presente em 37 municípios, que abrigam seus 1.860 quilômetros de rede de energia, 21 mil postes e 2.435 transformadores. Além disso, presta serviços de Internet a mais de 17 mil clientes em 17 cidades gaúchas. Os seus projetos de geração de energia renderam reconhecimento internacional em 2008, quando a entidade recebeu o Prêmio Ashden Internacional, de energia limpa e sustentável em Londres, Inglaterra.

Na época em que a cooperativa foi criada, era raro as famílias rurais contarem com luz elétrica em casa. Os primeiros projetos de instalação de eletricidade surgiram, conforme o parlamentar, em poucas propriedades, onde empreendedores rurais, produziam a própria energia por meio de pequenos engenhos tocados a água, que convertiam a energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética gerada em peças de dínamo.

Segundo Paparico, a empresa estatal de distribuição do Rio Grande do Sul não demonstrava interesse em repassar o serviço público aos moradores do campo, e o alto custo para construir as redes inviabilizava a distribuição igualitária da energia. A partir de 1970, prosseguiu o parlamentar, as famílias rurais começaram a usufruir dos serviços da Creral em suas propriedades em Rio Negro, interior de Erechim; Linha Nova, em Campinas do Sul; e Rio Quinto, em Viadutos. E, até a metade da década de 1980, a Creral se expandiu por dezenas de municípios e chegou a milhares de famílias rurais.

Crise
Paparico lembrou ainda que, em 1992, a Creral enfrentou uma crise financeira e de infraestrutura que afetou o atendimento aos seus associados. Além disso, tinha uma tarifa 50% maior do que a distribuidora estatal. A entidade foi reerguida pelos próprios agricultores, que assumiram sua gestão e, em 1997, decidiram que a cooperativa deveria também gerar energia. Assim, construíram a Usina de Abaúna no município de Floriano Peixoto, em funcionamento desde 2000. A partir daí, outras foram instaladas, como as pequenas centrais hidrelétricas Cascata das Andorinhas e Rio dos Índios, ambas em Nonoai, e a Santa Carolina, em André da Rocha, além de sua primeira usina de biomassa em São Sepé e da Termelétrica São Sepé, que gera energia usando casca de arroz. Atualmente, está em construção a pequena central hidrelétrica Forquilha IV Luciano Barancelli, entre os municípios Maximiliano de Almeida e Machadinho.

Com a regulamentação das cooperativas de eletrificação em 2009, as atividades da Creral foram desmembradas entre a Creral Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, que ficou com as usinas e outros empreendimentos, e a Creral Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai, que a partir de 2010 se tornou uma permissionária de serviço público com contrato assinado com Agência Nacional de Energia Elétrica por um período de 30 anos, podendo ser prorrogado.

Paparico encerrou seu pronunciamento anunciando que protocolou um projeto de lei que beneficia as cooperativas e amplia a disponibilidade de energia elétrica e internet aos pequenos municípios gaúchos. “O objetivo concreto da nossa proposição, que altera a Lei nº 11.995, de 30 de outubro de 2003 e define a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, é levar informação e conhecimento à população que não tem acesso à internet e, principalmente, manter o núcleo familiar unido, trabalhando junto, fixando suas raízes no campo e combatendo o êxodo rural”, justificou.

Os deputados Airton Lima (PL), Elton Weber (PSB), Luciana Genro (PSOL), Fábio Ostermann (Novo), Sebastião Melo (MDB), Luiz Fernando Mainardi (PT), Luiz Henrique Viana (PSDB), Fran Somensi (Republicanos), Frederico Antunes (PP) e Aloísio Classmann (PTB) se somaram à homenagem por meio de apartes. A solenidade foi acompanhada pelo ex-ministro dos Transportes Odacir Klein, um dos fundadores da Creral, e pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Bruno de Freitas, além de lideranças políticas e representes de entidades de agricultores da região do Alto Uruguai.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine