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25/09/2019 |
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A elaboração de termos de referência e editais de licitação foi o tema da terceira edição do Workshock Celic, realizado na manhã desta quarta-feira (25/9) no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.
Cerca de 200 servidores de secretarias e órgãos do governo estadual participaram da oficina promovida pela Subsecretaria Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com o objetivo de aprimorar os processos de trabalho e uniformizar as orientações relativas às compras públicas.
O encontro deste mês surgiu pela necessidade de garantir maior agilidade aos processos que chegam à Celic. A subsecretaria é a responsável pela realização dos procedimentos licitatórios do governo, o que a faz receber pedidos de todas as secretarias e órgãos estaduais. A equipe do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), entre outros tópicos, abordou as legislações federal e estadual que instituem os modelos de editais, bem como compartilhou orientações para a elaboração de termos de referência.
O interesse pelo tema do terceiro encontro do Workshock Celic pôde ser medido pela grande procura dos servidores. Segundo a assessora técnica e subsecretária substituta da Celic, Marina Dacroce, o número de inscrições para esta oficina superou as 200 vagas oferecidas, que é a capacidade total do auditório.
"A Celic entendeu que a oportunidade de reunir os representantes dos órgãos para os quais licita e fazer uma grande explanação poderia ter um resultado positivo e produtivo. A proposta do programa é trazer as pessoas para aprimorar a comunicação e dar celeridade aos processos de trabalho. É importante que todos participem, questionem, tragam as suas experiências", comentou.
Trabalho mais ágil
De acordo com a diretora do Deplan, Sibele Geiss, reunir os responsáveis pelo setor de compras das pastas e compartilhar as principais dificuldades enfrentadas na elaboração dos documentos e também soluções para os problemas mais recorrentes é fundamental para permitir maior celeridade aos encaminhamentos. "Recebemos muitos processos de outras secretarias e esta conversa com os colegas é importante para dar um andamento mais ágil aos trabalhos", afirmou.
A primeira edição do Workshock, realizada em julho, foi dirigida exclusivamente para profissionais da imprensa (repórteres, setoristas, produtores e assessorias) para esclarecer dúvidas sobre a legislação que regula os processos licitatórios, a estrutura de trabalho e também os resultados dos processos licitatórios. O segundo encontro, em agosto, abordou a correta aplicação de sanções administrativa a licitantes e fornecedores. Novas edições do Workshock estão previstas até o fim de 2019, sempre na última semana de cada mês. |
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