Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
25/09/2019

  “O voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha: um exemplo de sucesso, espírito comunitário e solidariedade” foi o tema do Grande Expediente Especial realizado, na sessão da tarde desta quarta-feira (25), pelo deputado Dalcisio Oliveira (PSB). O parlamentar, que já foi vice-prefeito do município, afirmou que valoriza todas as oktoberfest que ocorrem em várias cidades, mas que a de Igrejinha é diferente. “É considerada a maior festa comunitária do País, mais filantrópica e um dos eventos mais populares do Rio Grande do Sul com repercussão nacional e internacional”, frisou.

Em sua 32ª edição, a Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 18 a 27 de outubro. O evento, conforme o parlamentar, foi instituído em um momento em que a cidade enfrentava a pressão da crise do setor coureiro-calçadista no final dos 1980 e as consequências de uma enchente, que trouxe prejuízos à população. “Foi uma forma de trazer algo positivo para a cidade, que enfrentava o desemprego e uma enchente. A festa é o resultado de uma grande mobilização que faz com que Igrejinha seja reconhecida como a cidade da solidariedade e se constitua numa referência para o Brasil”, apontou.

Organizado pela Associação dos Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), o evento envolve mais de três mil colaboradores. A entidade, no entanto, conta com apenas um funcionário efetivo, encarregado que congregar os voluntários e dividir as tarefas. Os recursos arrecadados com venda de produtos durante os dias de festa são repassados para entidades sociais. “Não há um único real que venha de empresas privadas. Tudo vem da comunidade e volta para as entidades. É uma festa de todos para todos, que atinge todas as etnias e não só a população de origem germânica”, ressaltou.

Ao longo de mais de três décadas, cerca de quatro milhões de pessoas participaram dos festejos em Igrejinha. Em 2004, o evento registrou público recorde, chegando a 188 mil visitantes. De 1988 a 2017, foram consumidos mais de quatro milhões de litros de chopp na festa que é considera o principal evento turístico do município.

Patrimônio imaterial
Autor do projeto de lei, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa, que declara Igrejinha Capital Estadual do Voluntariado, Dalciso declarou que tem “o sonho de ver o voluntariado do município ser considerado bem imaterial do Rio Grande do Sul”. Afirmou que seu mandato colaborará com a comunidade para cumprir todos os requisitos legais para que isso aconteça.

Após o Grande Expediente Especial, a direção da AMIFEST foi agraciada com a Medalha da 55ª Legislatura, conferida pelo deputado. Foi inaugurada também a exposição Trabalho Voluntariado da Oktoberfest de Igrejinha, na Galeria Carlos Santos, localizada no hall de entrada da Assembleia Legislativa. A mostra poderá ser apreciada até sexta-feira (27).

Os deputados Fábio Ostermann (Novo), Pepe Vargas (PT), Elton Weber (PSB), Juliana Brizola (PDT), Issur Koch (PP), Luciana Genro (PSOL), Sebastião Melo (MDB), Aloísio Classmann (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB) se somaram à homenagem por meio de apartes. Além de autoridades municipais, o Grande Espediente Especial foi prestigiado pela secretária de Cultura, Beatriz Araújo, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine