Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
25/09/2019

  No fim da manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), entregou a Medalha do Mérito Farroupilha para Aracy Maria da Silva Ledo, ex-presidente estadual e nacional da Federação das Apaes. Além de amigos, familiares e integrantes das Apaes, estiveram presentes na solenidade, no Salão Júlio de Castilhos, o vice-presidente da Federação das Apaes do Estado do RS, Claudio Rogerio da Rosa Cruz, e o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Marcelo da Silva.

A homenageada lembrou de sua trajetória profissional no magistério, que começou em sua cidade natal, Bagé, e de sua atuação na Federação das Apaes do RS, na Faders e na Secretaria de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre. Nessa caminhada, destacou três aspectos: as escolhas que fez, seus valores e seus amores. Aracy afirmou estar honrada ao receber a honraria do Parlamento gaúcho. “Gostaria de agradecer imensamente esta homenagem, a presença de todos e dizer que hoje é um dia muito feliz”, finalizou.

Lara explicou que escolheu entregar a Medalha do Mérito Farroupilha para Aracy pela sua trajetória, mas também como forma de homenagear as Apaes. Declarou que Aracy representa não só o perfil do voluntário da Apae, mas do voluntário que o Estado precisa para sair da crise. “É o perfil de quem se engaja, que ajuda com serenidade e tranquilidade, mas com firmeza”, definiu.

Currículo
Natural de Bagé, Aracy Maria da Silva Ledo iniciou sua carreira no magistério na Escola Rural do Minuano em 1972. No mesmo ano, mudou-se para Porto Alegre, onde trabalhou por 25 anos nas escolas estaduais Edgar Luiz Schneider e Rubem Berta e no atual Instituto Rio Branco, até assumir como 1ª secretária da Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul. Presidiu a entidade de 2006 a 2011, sendo responsável por auxiliar as 209 Apaes do estado.

Também atuou na direção da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders), sendo presidente de 2004 a 2010.

Em 2010, assumiu um cargo de assessoria na Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, tornando-se secretária municipal em 2012. Entre 2015 e 2017, Aracy foi presidente da Federação Nacional das APAES (Fenapaes).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine