Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
16/09/2019

 

A Esplanada do Palácio Farroupilha foi palco, neste sábado (14), da solenidade de acendimento da Chama Crioula no Parlamento gaúcho, integrando as comemorações da Semana Farroupilha de 2019. Foi a primeira solenidade oficial na Esplanada após a reforma realizada a partir de março desse ano.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, foi o primeiro a se manifestar e saudou a iniciativa da AL, casa que representa todos os gaúchos. Patrono dos festejos farroupilhas, o cantor Cesar Oliveira afirmou que “ser gaúcho é um estado de espírito. Os CTGs são templos desta tradição. A centelha acesa é o simbolismo do que representa os valores da nossa terra”.

A centelha da Chama Crioula foi levada por Callegaro até o presidente da Assembleia, ,Luís Augusto Lara (PTB), que procedeu o acendimento no candeeiro crioulo. Para isso, Lara pediu que o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior e o desembargador Túlio Martins, pelo Tribunal de Justiça, fizessem juntos o acendimento, representando a harmonia entre os Poderes.

Lara saudou os presentes e lembrou a história da Revolução Farroupilha e o momento que o Estado vive. “Nos fizemos uma revolução quando o Estado não achava mais prosperidade. Foi a mais longa epopeia da história brasileira. E hoje nós vivemos num momento que estamos conclamados para buscar soluções para que o Rio Grande saia da crise. Não tenho dúvidas que vamos conseguir superar”, discursou.

O deputado Ernani Polo (PP) e a deputada Franciane Bayer (PSB) também estiveram presentes. Ao final da solenidade, o presidente Lara convidou a todos para a sessão solene alusiva à Revolução Farroupilha que ocorrerá na próxima quarta-feira (18), às 14h, no Plenário 20 de Setembro.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine