Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/09/2019

A  Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 13, a primeira "Caminhada pela Vida" em alusão à Campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.



A ação teve início às 14 horas no Parcão de Gravataí e os participantes caminharam até a Praça Dom Feliciano, em frente a Igreja Matriz. Conforme estimativa do Corpo de Bombeiros, aproximadamente mil pessoas caminharam pelas Avenidas Dorival Cândido de Oliveira e José Loureiro da Silva. "A importância do evento se traduz no valor da causa que representa unir pessoas para que, com fraterna voz, vençam um mal silencioso", disse o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Reisson dos Reis.



Estatísticas apontam que dos que morrem por suicídio, 60% nunca se consultou com um profissional de saúde mental ao longo da vida. Talvez, se tivessem passado por um profissional da área, pudessem ter sido salvos. "É importante que sigamos preparados para detectar esses casos e proporcionar auxílio, encaminhando para ajuda profissional e tratamento", disse o vice-prefeito, Áureo Tedesco.



Participaram da "Caminhada pela Vida" representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (Smfcas), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (Sgcom), Guarda Municipal, Brigada Militar, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Corpo de Bombeiros, Banda Marcial da Escola Murialdo, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sindilojas Gravataí, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Autistas, clubes de mães e conselhos tutelares.



"É muito importante olhar para o lado. Enxergar o teu colega diariamente. Ele pode estar precisando de ajuda e você só perceberá no detalhe", disse a soldado Carrasco, que participa do Proerd. "A depressão também pode acometer os jovens, seja criança, ou adolescente. No trabalho social e educativo que realizamos nas escolas, já presenciamos situações graves. É preciso fortalecer os laços afetivos e estar atento aos sinais", complementa o saldado Ávila.



Serviços na praça



Durante todo o dia, a Prefeitura ofertou serviços na Praça Dom Feliciano. Testes rápidos de sinais vitais e doenças sexualmente transmissíveis, informativos relacionados à nutrição, saúde bucal e do trabalhador foram distribuídos à população. Profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estavam presentes para esclarecer dúvidas e sensibilizar famílias para a campanha.



Setembro Amarelo



O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o intuito direto de alertar a população a respeito dessa realidade. Diagnóstico precoce e o tratamento de transtornos mentais poderia evitar grande parte dos casos. Depressão, transtorno de bipolaridade, dependência de álcool ou drogas psicoativas e esquizofrenia podem ser fatores de risco, especialmente se combinados, porque haveria uma possível relação entre "comportamento suicida e doença mental".



Campanha na cidade



Durante todo este mês, os serviços públicos da cidade continuarão divulgando a campanha e os seus serviços de apoio. O objetivo vem ao encontro da realização de ações preventivas pela causa e relacionadas à importância da saúde emocional, já que o índice de suicídio tem crescido no Brasil.



Prevenção ao suicídio



Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.


Texto: Giulliano Pacheco - Fotos - Douglas Glier Schütz - Revisão: Paloma Vargas

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine