Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
11/09/2019

Com  o objetivo de avaliar as estratégias e ações do município para avançar cada vez mais na qualidade da educação, o Fórum Municipal de Educação, em parceria com a Prefeitura de Canoas, promoveu, nesta segunda-feira (9), o II Fórum de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). Professores, diretores, representantes das redes de ensino da cidade e da sociedade civil se reuniram na Universidade La Salle. O evento também contou com a participação do prefeito Luiz Carlos Busato; da vice-prefeita Gisele Uequed; do reitor da Universidade La Salle, Paulo Fossati; da secretária Municipal da Educação (SME), Neka Freitas; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Giovana Pinto; e do representante da Câmara dos Vereadores, Gilson Oliveira.

A finalidade do Fórum, que acontece a cada dois anos, é monitorar e avaliar se as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação estão sendo atingidas. Além disso, os presentes ainda realizam alterações no texto e definem novas estratégias, visando a qualidade da educação de Canoas. O PME segue as diretrizes do Plano Nacional de Educação e contém 20 metas a serem atingidas pela rede de ensino. O evento também contou com palestra do auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Léo Arno Richter.

Para o prefeito, o Fórum representa mais uma ferramenta na busca por uma educação de excelência no município. “A nossa gestão tem como objetivo realizar mudanças na prática e não ficar apenas no campo do discurso. Por isso, trabalhamos para melhorar os resultados da educação em diferentes frentes, como a melhoria na infraestrutura das escolas, os avanços nas iniciativas pedagógicas e o fomento de eventos como este para debater os rumos da educação de Canoas”, comenta Busato.

Já a vice-prefeita ressalta o empenho de professores, pais e demais representantes da sociedade na avaliação da política educacional de forma democrática. “Canoas aposta na educação como motor propulsor das transformações sociais e, por este motivo, precisa da mobilização de todos e do diálogo em conjunto para melhorar os resultados da educação através de políticas públicas eficientes, o que efetiva a gestão democrática da educação no município”, destaca Gisele.

Neka Freitas explica que depois de consolidado no Fórum, o Plano Municipal de Educação é aprovado pela Secretaria da Educação de Canoas e encaminhado ao Legislativo municipal para aprovação de lei.

Assessoria de Comunicação

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine