Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
09/09/2019

A  temporada de celebração das tradições gaúchas está oficialmente aberta. Neste domingo, 8, realizou-se a chegada da Chama Crioula vinda do município de Tenente Portela, trazida por cavalarianos até a Praça da Bíblia, em Gravataí. A solenidade é uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), em parceria com a 1ª Região Tradicionalista - MTG, a subcoordenadoria do Vale do Gravataí, Centros de Tradições Gaúchos e demais entidades tradicionalistas da cidade.


O coordenador da Primeira Região Tradicionalista, Edison da Silva Fagundes, entregou a chama crioula para o prefeito de Gravataí, Marco Alba. "Com o tema 'Vida e obra de Paixão Cortes', até até o dia 20 de setembro, estaremos comemorando nossas tradições com a finalidade de preservar, valorizar e divulgar as artes, a tradição, os usos e os costumes da nossa cultura", discursou o prefeito.


No dia 14, às 15 horas, ocorre a abertura oficial dos Festejos Farroupilha, no CTG Aldeia dos Anjos. No dia 20, está sendo programada uma atividade especial no Parcão de Gravataí, com espaço para apresentações artísticas, a partir das 15 horas, com a chegada da Chama Crioula, vinda do CTG Aldeia dos Anjos. A pedido das entidades da cidade, este ano não haverá Desfile Farroupilha, em razão da baixa adesão de cavalarianos.

"Temos este momento nosso, onde podemos valorizar cada vez mais as tradições gaúchas. Desde a infância participo da vida dentro dos CTG's, e sei o quão fundamental é este convívio para a formação como cidadã. Que tenhamos mais uma ótima Semana Farroupilha", disse Fernada Fraga, secretária da Smcel.


A Chama Crioula, que serviu como base para o acendimento da Pira, foi recebida também pelas seguintes autoridades: Elmar Lopes, patrono da Semana Farroupilha, Édison Fagundes e o sub-coordenador do Vale do Gravataí da Primeira RT, Claudio Klein. Além destes, representando o Legislativo Municipal, vereador Neri Faccin e o coordenador da Busca da Chama Marçal Peixoto.


Chama representa amor de Paixão Cortes


A Chama Crioula remete a magnitude da Tradição Gaúcha. Em 1947, transformou-se num símbolo Gaúcho dentro dos CTG's. Este ano, a Chama Crioula veio da cidade de Tenente Portela, e foi distribuída para as 30 regiões tradicionalistas e as demais confederações do Movimento Tradicionalista Gaúcho.


Nesta Semana Farroupilha, a Chama representa o amor, o ideal do símbolo tradicionalista Paixão Cortes, com aquele primeiro facho traduziu a fertilidade da cultura que se perpetua na ronda legada aos tradicionalistas.

Texto e fotos: Giulliano Pacheco

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine