Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/08/2019

  O tema da igualdade de oportunidades e não discriminação das pessoas com deficiência está surgindo cada vez com mais ressonância nos debates, dentro e fora do movimento social. Na tarde desta quinta-feira (22), foi realizada a abertura oficial da Semana Municipal das Pessoas com Deficiência no Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí. A programação foi desenvolvida em conjunto com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Governança e Comunicação Social (SGCOM), Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SMCEL), Assessoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (APPPD) e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDPD).

Durante a sessão especial, 21 pessoas com deficiência de todas as idades ocuparam as cadeiras do plenário e vivenciaram a experiência de serem vereadores por um dia. O momento foi de muita emoção para as pessoas que lotaram o auditório da Casa Legislativa. O público foi composto por entidades, educadores e demais profissionais especializados no acompanhamento às pessoas com deficiência.

"Tenho apenas 10 anos de idade, mas aprendi que tenho que respeitar a todos. Assim como devo ser respeitado. Não há diferença entre nós. Não importa se você é cego, surdo ou mudo. Não tenha preconceito, pois não somos doentes, somos especiais", disse Sérgio Andrei.

O evento reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Centro Ocupacional dos Familiares, Amigos e Deficientes Mentais (Cofameg), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) e 28ª Coordenadoria Regional de Educação (Crea).

No encerramento do evento, Carlos Bittencourt, saxofonista e deficiente visual, realizou uma apresentação artística. "Trago hoje a canção 'Não Importa as Circunstâncias', pois ela busca motivar as pessoas em superar suas dificuldades. Todos nós podemos!", finalizou.

Apae Gravataí é homenageada

Completando 50 anos de atuação em Gravataí, a presidente da Apae, Nara Evaristo, recebeu das mãos do presidente da Câmara de Gravataí, Clebes Mendes e da Secretária da Smed, Sônia Oliveira, uma placa em homenagem pelos serviços prestados no município.

"Meu filho é o grande motivo de eu estar aqui. Junto dele, tenho 24 anos de estrada em busca dos direitos da pessoa com deficiência. Sabemos que muito já foi feito até aqui. Nossa cidade avançou muito. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer", disse Nara Evaristo.

Programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Dia 27 - 9h30

Peça de teatro - Bodas de Sangue (apresentação com recurso de acessibilidade: Libras)

Grupo: Entretextos NH Cia de Teatro - Novo Hamburgo - Direção: Fabian Abud

Classificação etária: 12 anos/Duração: 75 min

Local: Teatro do Sesc Gravataí - Rua Anápio Gomes, 1241 - entrada gratuita



13h30

Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca (apresentação com recurso de acessibilidade: Libras)

Grupo: Coletivo de Artes Galegos e frangalhos - Canoas Direção: Bruno Flores Prandini

Classificação etária: Livre / Duração: 40 min

Local: Teatro do Sesc Gravataí - Rua Anápio Gomes, 1241 - entrada gratuita



Dia 29 - 9 às 17h

"Jogos Inclusivos"

Local: Ginásio Aldeião - Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1497



Dia 31 - 15h

Primeira Maratona da Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA)

Local: Parcão 79 - Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, parada 79

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine