Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/08/2019

  O presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Augusto Lara (PTB), condecorou o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz com a Medalha do Mérito Farroupilha, mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. A cerimônia de entrega da insígnia ocorreu no início da noite desta quinta-feira (22) no Salão Júlio de Castilhos, reunindo autoridades e representantes de diversas instituições.

O homenageado fez um breve discurso de agradecimento onde fez questão de destacar que recebia a honraria em nome de todos os colegas do TRF 4. “Aceito com muita honra a homenagem, que distingue a todos os juízes da nossa corte, mais do que a mim. Quem está sendo efetivamente homenageada aqui é a Justiça Brasileira.” Thompson Flores registrou que a Justiça não deve ser vocábulo sem significado: “É a necessidade primeira dos povos, garantia da sua liberdade, salvaguarda da sua fortuna”. Lembrou da trajetória do avô, Carlos Thompson Flores, juiz por 50 anos, ministro e presidente do STF, e ao qual fez homenagem em uma citação, descrita como um breviário que pretendia sempre honrar no exercício da sua atividade: “Justiça que brote de juízes independentes. Justiça humana, que jamais se aparte dos fins sociais e das exigências do bem comum. E, sobretudo, Justiça pontual”. Ele também manifestou orgulho em ser homenageado pelo Parlamento devido às origens familiares, tendo os antepassados Carlos Thompson Flores e Dr. Luís da Silva Flores sido presidente e vice-presidente da Casa parlamentar.

O proponente da homenagem, presidente Luís Augusto Lara, avaliou como exata a leitura sobre a homenagem se estender a todo o Poder Judiciário. Lara registrou o elevado conceito da Justiça gaúcha. “É um exemplo para o Brasil. Temos o Judiciário com a menor remuneração e a maior taxa de produtividade em número de processos resolvidos”. Ao se referir ao homenageado destacou sua característica de fazer valer os preceitos constitucionais com serenidade. “Identificamos no desembargador Thompson Flores um juiz à altura de qualquer Judiciário do mundo por sua fidalguia, firmeza e retidão de caráter, e sua forma ponderada de agir.” E encerrou citando o escritor e poeta francês Victor Hugo: “Ser bom é fácil. Difícil é ser justo”.

Currículo do homenageado
Thompson Flores nasceu em Porto Alegre, tem 56 anos e é neto do ministro Carlos Thompson Flores, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Formado em Direito pela Unisinos, com habilitação em Direito Processual Civil em 1985, o desembargador é presidente estadual do Instituto dos Magistrados do Brasil e presidiu a Comissão de Estudos para a elaboração da nova Lei Orgânica da Magistratura. É também membro da Academia de História Militar da Força Terrestre; da Comissão de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados do Brasil e do Conselho Editorial da Revista Jurídica Luso-Brasileira, editada pelo Instituto de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Thompson Flores iniciou suas atividades profissionais como pretor na Primeira Vara Cível de Uruguaiana em 1987. Dois anos depois, foi aprovado em 9º lugar no concursos público para Procurador da República. De 1993 a 1996, assumiu a função de Procurador Regional Eleitoral substituto. Em maio de 1995, foi designado pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal para atuar junto ao Tribunal Federal da 4ª Região. Em junho de 1996, foi nomeado para exercer as funções de procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, perante o TRF 4, cargo que exerceu até junho de 2001, quando foi nomeado desembargador federal do TRF 4 na vaga destinada ao Ministério Público Federal.

Em 2015, Thompson Flores passou a exercer a vice-presidência do tribunal, presidindo suas quatro seções. Assumiu a presidência do órgão de 2017 a 2019 e, atualmente, integra o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul na classe dos desembargadores federais e preside a 8ª turma do Tribunal Regional Federal na 4ª Região.

Thompson Flores é autor diversos trabalhos jurídicos, publicados em revistas especializadas e na imprensa regional e nacional.

Presenças
Prestigiaram a cerimônia o vice-governador do estado, Ranolfo Vieira Jr, representando o governador; o deputado federal Pedro Westphalen, representando a presidência da Câmara dos Deputados; o presidente do TJRS, Carlos Eduardo Duro; o presidente do TRF da 4ª Região, Victor Laus; a defensora pública-geral do Estado, Melissa Torres Silveira; o procurador de Justiça Luis Alberto Thompson Flores Lenz, representando o MP/RS, e irmão do homenageado; o general Geraldo Antonio Miotto, comandante do Comando Militar do Sul; o deputado Tenente-coronel Zucco (PSL); o decano da Escola de Direito da Unisinos, prof. Miguel Tedesco Wedy; representantes de instituições como o Comando-geral da BM, Chefia de Polícia do RS, Ajuris, OAB/RS e Fiergs.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine