Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
20/08/2019

 

A escritora, pesquisadora e historiadora Leda Saraiva Soares recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha em cerimônia nesta tarde (19), no Salão Júlio de Castilhos. A honraria máxima concedida pelo Parlamento gaúcho foi proposta pelo deputado Gabriel Souza (MDB), que fez a entrega junto com o presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB).

O proponente da homenagem disse que considera a escritora uma das maiores historiadoras do Rio Grande do Sul na atualidade. Gabriel Souza destacou a vasta e premiada obra de Leda, que foi uma das fundadoras da Academia de Escritores do Litoral Norte. "Suas publicações, muitas delas já esgotadas, são verdadeiras relíquias por conta da trajetória e crescimento dessa região tão importante para o desenvolvimento gaúcho, que é o Litoral Norte", declarou o parlamentar.

Acompanhada pelo marido, Noel José Soares, durante seu discurso, a escritora definiu o momento como de intensa emoção. Leda disse que dividia a medalha com toda a comunidade do Litoral Norte "porque nada se faz sozinha", e também com seus familiares. "Por ter raízes nesta região, eu passei a me preocupar quando percebi que o Litoral não tinha sua história registrada e que ela se perderia porque, em pouco tempo, não haveria mais ninguém para contá-la", lembrou. "Foi nesse momento de reflexão, nos anos 1960, que assumi a responsabilidade de não permitir que isso acontecesse", complementou. Ao final de sua manifestação, a homenageada entregou algumas de suas obras ao presidente Lara como doação à Biblioteca Borges de Medeiros.

Lara disse que o que mais chamou sua atenção na indicação do deputado Gabriel Souza foi ter escolhido uma pessoa que é referência para o Litoral Norte. "Talvez uma das coisas mais importantes que a educação possa dar a todos nós, que é o sentido de pertencimento. Quando se tem referência, a gente sabe de onde veio e se sente pertencente", registrou. "A senhora nos inspira nisso", completou.

A Banda da Escola Municipal de Música Guaracyra Ramos Kraemer, de Imbé, encerrou a cerimônia.

Homenageada
Leda Saraiva Soares é pesquisadora, historiadora e autora de várias obras publicadas sobre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Formada em Língua Portuguesa e Literaturas pela PUC/RS, ela é pioneira na pesquisa histórica da região litorânea. Foi fundadora da Academia de Escritores do Litoral Norte e diretora da Biblioteca Pública Municipal de Tramadaí.

Leda é comendadora dos municípios de Tramandaí e Imbé e já foi patrona de feiras de livro em diversos municípios litorâneos, com diversas obras publicadas. Atualmente, trabalha em dois projetos de livros infantis que serão lançados este ano e em 2020.

Presenças
Também estiveram presentes na solenidade a secretária estadual adjunta da Cultura, Carmen Langaro; o prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; a secretária de Educação e Cultura de Tramandaí, Alvanira Gamba; o representante da Câmara de Vereadores de Tramandaí, vereador Juarez Marques; além de representantes do Conselho de Cultura de Tramandaí, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, da Associação de Professores Aposentados de Tramandaí, e escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine