Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
16/08/2019

  Em 2015 o Ministério da Saúde cedeu ao Laboratório Municipal o equipamento de biologia molecular em tempo real, que é o que tem de melhor no mundo para detectar o bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), a bactéria da tuberculose. A doença afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões.

Antes, o paciente levava em média 30 dias para começar o tratamento, e após a chegada do equipamento o diagnóstico é dado em no máximo 2 dias depois que a consulta é feita no posto de saúde.

O equipamento chamado “Gene Xpert MTB” faz o teste e o resultado, se positivo, é liberado praticamente no mesmo dia. A área da Tisiologia (parte da medicina que estuda a tuberculose) entra em contato com o paciente para marcar uma consulta com um especialista, assim iniciando o tratamento.

Segundo a coordenadora responsável pelo diagnóstico da tuberculose, Giovana Rodrigues, o sucesso desse procedimento foi tão grande que resultou em dois artigos importantes. O primeiro, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outro em conjunto com a Sociedade Europeia de Pneumologia, levando o nome da cidade a ser reconhecido no exterior.

De acordo com a Secretária de Saúde Neusa Abruzzi, o Município de Alvorada tem investido na qualificação dos profissionais de saúde bem como na modernização de equipamentos e estrutura física.

A rapidez no tempo de diagnóstico também trouxe um convite do Comitê Estadual de Combate à tuberculose para o Laboratório explicar o caso de sucesso de Alvorada.

Se o paciente apresentar os seguintes sintomas:

Febre, tosse prolongada por mais de três semanas (com ou sem catarro), emagrecimento, suor noturno ou cansaço, ele deve se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

A partir do ano de 1993, a tuberculose se tornou uma emergência global segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine