Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/08/2019

  No próximo final de semana (17/8 e 18/8), o Estado vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural – uma proposta da Secretaria da Cultura (Sedac). Em alusão à data, a Sedac propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais. Mais de 60 municípios já aderiram. Um mapa interativo informa detalhes da programação em todo o Estado.

A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, pretende que esta seja a sua marca de gestão à frente da Sedac. “Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural”.

Nesta quarta (14/8), irá ocorrer a entrega de kits de livros, às 15h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE) para bibliotecas públicas municipais e comunitárias cadastradas. As publicações são resultado de doações de autores e contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e da Lei Rouanet.

Alguns destaques da programação

NA CAPITAL:

Palácio Piratini (sábado, 17)

– 10h15: a secretária Beatriz Araujo assina a portaria de tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense (localizada no centro de Pelotas) e de outras três filiais do banco, situadas em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento.
– 10h20: o governador Eduardo Leite assina o Decreto de Regulamentação do Registro de Bens Culturais Imateriais do Estado. À tarde tem visita guiada no Palácio.

Instituto Estadual do Livro (sábado, 17, às 13h30, na rua André Puente, 318)
– cortejo festivo, com parte do acervo de documentos, em homenagem ao autor gaúcho Oliveira Silveira.

Biblioteca Pública (sábado, às 16h30, na rua Riachuelo, 1190)
– lançamento do livro “Hospital Psiquiátrico São Pedro: livro de visitantes”.

Espaço IPHAE Patrimônio RS (sábado, às 15h, rua General Canabarro, 363)
– roda de conversa sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em sua sala localizada no Solar do IAB/RS, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil que está, também, exibindo quatro exposições de arte-pintura, escultura, foto e instalações.

Museu de Arte Contemporânea (sábado, às 20h, rua dos Andradas, 736 – 6º andar Casa de Cultura Mario Quintana)
– inauguração da exposição “Um lugar para Criar”, com 25 trabalhos de alunos do arquivo do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE); proposta artística “Ocupações”, que consiste em uma série de quatro intervenções escultóricas.

Theatro São Pedro (sábado, 13h30, 15h e 16h30; domingo, 10h, 11h30 e 14h, na Praça Marechal Deodoro – s/nº)
– visita guiada para o público conferir os detalhes arquitetônicos e históricos do prédio inscrito como Patrimônio Histórico Cultural Estadual (Iphae) e Nacional (Iphan).

NO INTERIOR:

Museu do Carvão (sábado, 10h, na Profª Silvana Narvaez, 61, Arroio dos Ratos)
– caminhada cultural, Museu de Portas Abertas (visita guiada)
– Festival de Teatro da Região Carbonífera, considerado o maior festival de artes cênica da região

Museu Histórico Farroupilha (sábado, na rua Coronel Pedroso, 77, Piratini)
– 10h: palestras e oficinas com os quilombolas – “As vivências e ensinamentos das Benzedeiras e Parteiras’’
– 14h: apresentações de bandas marciais, DTG Ruy Ramos e demais grupos de danças tradicionalistas.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine