Porto Alegre,
 
        
 
       
Agenda
Artigos
Assembleia Legislativa
Canoas
Famurs
Federasul
Governo do Estado
OAB
Prefeituras
 



 
  
 
 
13/08/2019

  A convite da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, o governador Eduardo Leite esteve na sede da associação empresarial, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (12/8), para apresentar as potencialidades e oportunidades de investimentos no Rio Grande do Sul. Os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, acompanharam o governador.

Aos empresários, Leite apresentou o Estado, em um vídeo de pouco mais de cinco minutos, como “uma porta de entrada para a América do Sul”, pois está próximo de grandes centros do Mercosul, com integração por meio de rodovias, hidrovias, ferrovias e voos internacionais, além da diversidade cultural, que facilita a proximidade com estrangeiros, principalmente da Europa.

Depois de citar números e setores em que o RS se destaca, o governador apontou as ações que estão sendo tomadas a fim de tornar o Estado mais atrativo a investidores, focadas na redução dos custos tributários, de logística e burocráticos. “Somos um Estado que, agora, se abre para o mundo, se abre a investimentos a partir de um conjunto de políticas validado pelos voto da população”, afirmou Leite.


Entre as oportunidades de investimento lideradas pelo governo, destacou as privatizações que estão sendo encaminhadas, as vendas de ações e as parcerias público-privadas (PPPs) e concessões que fazem parte de um grande programa lançado no final de março, o RS Parcerias. Os principais setores envolvidos são geração e transmissão de energia, distribuição de energia, distribuição de gás, mineração de carvão, estradas, portos e canais, água e saneamento e bancário.

“Posso garantir que não são apenas ideias. É uma agenda que estamos determinados em fazer e que vai sair do papel. O roll de privatizações e concessões está sendo realizado para propor o desenvolvimento e o reequilíbrio fiscal do RS”, garantiu Leite, deixando à disposição dos convidados um material impresso com dados e projetos. Após a palestra, o governador ainda respondeu a perguntas do público e concedeu entrevista à agência de notícias internacional EFE.

Negócios bilaterais

Marcos Madureira, presidente da Câmara Espanhola e Eurocâmaras, agradeceu ao governador gaúcho pela presença e apresentação. Nas últimas duas décadas, a Espanha esteve entre os três maiores investidores no Brasil, com destaque para os setores de informação e comunicação, indústrias de transformação, atividades financeiras e de seguros, indústrias extrativas, eletricidade e gás, construção, entre outros.

Com a onda de investimentos expressivos de importantes empresas espanholas que se instalaram no país nos anos 1990, a Câmara Espanhola cresceu e se fortaleceu como uma referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras. Com associados dos mais diversos setores, porte e nacionalidades interessados em promover o intercâmbio comercial entre os dois países, a organização promove palestras a fim de aproximar governos, empresas e investidores dos dois países.

Além disso, desde junho deste ano, a Câmara Espanhola foi anunciada como a nova responsável pela presidência da Eurocâmaras. A organização foi fundada em 1999 pelas principais Câmaras de Comércio Europeias do Brasil, criando o órgão oficial mais representativo para as empresas europeias aqui instaladas, com destaque para as indústrias, que somam mais de 5 mil. Uma das temáticas a serem tratadas pela organização será o recente acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, fundamental para o crescimento das exportações e intercâmbio empresarial.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine