Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
12/08/2019

  Se o futuro está nas mãos dos jovens, nada melhor do que promover espaços em que o seu protagonismo seja estimulado e reconhecido. E foi assim que, nesta segunda-feira (12), teve início a 13ª Semana da Juventude de Canoas, promovida pela Diretoria da Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS). O primeiro dia de programação apresentou os vencedores do Prêmio Protagonismo Jovem, reunindo projetos, iniciativas e jovens que fizeram a diferença na cidade.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no auditório Sady Schivitz, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, elogiou a temática da Semana da Juventude e os vencedores das categorias. “O governo municipal tem tido alguns focos muito importantes. A partir da educação e do esporte, por exemplo, abrimos portas para que as pessoas tenham novas oportunidades na vida. E é assim que vamos melhorar o futuro dos nossos jovens”, destacou.

Para o secretário dos Direitos Humanos e Participação Social de Canoas, Roberto Tietz, assuntos como os que serão tratados ao longo dos próximos dias são uma forma de ampliar discussões relevantes para a sociedade. “Nós precisamos entender que as doenças sociais, que as causas sociais e que as redes sociais são, hoje, tão presentes que às vezes deixam o nosso jovem com dificuldades de entender qual o melhor caminho”, disse.

Empoderamento e mudança de vida

O Prêmio Protagonismo Jovem foi entregue em onze categorias que seguem as áreas relativas aos eixos do Estatuto da Juventude, nas quais também é trabalhado o Plano Municipal da Juventude. Projetos que promovem transformações e pessoas que já tiveram seus caminhos mudados receberam as medalhas de destaque.

Uma das iniciativas premiadas é o projeto “Solta a voz, Guria!”, que há cerca de quatro meses promove espaços de conversa e empoderamento feminino nas escolas. “É muito importante a participação do jovem nesses processos. Querendo ou não, nós somos o futuro. Então, precisamos ensinar e aprender a ser cidadãos, pensando em todos”, defendeu Maria Rita Fernandes Alf, de 14 anos, presidente do Grêmio Estudantil da EMEF Arthur Pereira Vargas, que recebeu o prêmio pelo projeto na categoria Educação.

Já para Adrian Marques de Souza, de 18 anos, o reconhecimento veio por ser o jovem destaque no cumprimento de medida socioeducativa do Programa Todo Jovem Importa, no Centro de Prevenção às Violências Mathias Velho. Vencedor da medalha na categoria Segurança Pública e Acesso à Justiça, ele recebeu ajuda para refazer seus documentos, voltar a estudar e cuidar da saúde. “Esse programa representa o começo do meu futuro. Quero ter minha própria casa, ter uma família e trabalhar. Cada um aqui pode ter uma vida e um futuro bom. Tem que acreditar e não desistir do sonho”, contou o agora aluno do 6º ano da EMEF João Paulo I.

Contribuição para o futuro

Atualmente, são cerca de 83 mil pessoas entre 12 e 29 anos em Canoas. Para o diretor da Juventude, Cássio Abreu (Xala), a Semana da Juventude deve dar espaço para que essa população possa se desenvolver e transformar o município de forma ainda mais próspera. “Acreditamos na mobilização, e nada melhor do que termos os jovens conosco. Muito mais do que diversão e distração, nós estamos buscando qualificação pessoal e profissional com atividades que desenvolvam o intelecto e, acima de tudo, a carreira desses jovens”, enfatizou.

A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, reforçou a importância da contribuição dos projetos indicados para a premiação. “Temos a urgência de preparar a cidade para que os cidadãos possam ser protagonistas da sua própria história de vida. E os jovens premiados são exemplos para outros jovens e para muitos adultos, para que vejam que é possível fazer diferente, seguir em frente e olhar para o outro sempre da melhor forma possível”, ressaltou.

Confira a lista completa dos vencedores

Categoria Cidadania, Participação Social e Política

Vitória Costa da Silva
Aluna da escola João Paulo VI, destaque do Projeto Tribos, de mobilização de jovens lideranças
Parceiros Voluntários

Categoria Educação

Maria Rita Fernandes Alf
Aluna presidente do Grêmio Estudantil da Escola Arthur Pereira de Vargas, destaque do projeto de empoderamento feminino, Solta a Voz, Guria!
Escola Arthur Pereira de Vargas

Categoria Profissionalização, Trabalho e Renda

Miguel Figini
Tatuador premiado e proprietário do Estúdio de tatuagens Figini, único em Canoas com todos os seus profissionais premiados
Estúdio Figini

Categoria Diversidade

Rafael Cardozo dos Santos, Amanda de Castro Camargo, Laura Christianus Gonçalves, Dominique Weigert Rosa e Valtair Mallmann de Moura
Projeto Axé Jovem da FAUERS, que representa a religiosidade e defende a diversidade em Canoas

Categoria Saúde

Renata Rocha Maciel
Cirurgiã dentista, atuou nas UBS União, Mathias Velho, Natal e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), mestranda em Odontologia com Ênfase em Saúde Coletiva

Categoria Cultura

Cristina Faudebeck Correia
Destaque do Projeto Trilhos Sonoros, com caráter comunitário que desenvolve ações de educação musical nas periferias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Categoria Comunicação e Liberdade de Expressão

Beatriz Ritzel Dutra
Aluna destaque no Projeto “O Controle da Informação na era das ‘fake news’”, da EMEF Sete de Setembro

Categoria Desporto e Lazer

Thalya Vitoria Nascimento Santos
Atleta destaque do CECA/SMEL

Categoria Território e Mobilidade Urbana

Xader
Jovem Aprendiz destaque dentro do projeto de capacitação da ACADEF (Associação Canoense dos Deficientes Físicos)

Categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente

Bruna Luísa Dias
Aluna destaque na fabricação de sabão ecológico pelo projeto Aprendendo com Autonomia da Escola Erna Wurth
Parceiros Voluntários

Categoria Segurança Pública e Acesso à Justiça

Adrian Marques de Souza
Jovem destaque no cumprimento de medida socioeducativa do Programa Todo Jovem Importa, no Centro de Prevenção às Violências Mathias Velho

Sobre a Semana da Juventude

A programação ainda inclui o 1º Seminário de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio faz parte da Semana da Juventude. Marcado para a quarta-feira (14), o evento é promovido pelo Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio, do qual também faz parte a Diretoria da Juventude. Também acontecem mais duas programações especialmente voltadas para desenvolver ainda mais os jovens em seus projetos e objetivos futuros. Na quinta-feira (15), acontece o 1º Juventude Empreendedora, uma noite de palestras sobre empreendedorismo para os jovens alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A atividade conta com o apoio do Sindilojas Canoas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL Canoas) e LaSalle Tech.

Já na sexta-feira (16), o 1º Encontro Estudantil da Juventude, organizado em parceria com a Associação Municipal dos Estudantes de Canoas (AMEC), promove uma rodada de exposições sobre políticas públicas voltadas para os jovens estudantes. A atividade é voltada para representantes dos Grêmios Estudantis, Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Diretórios Acadêmicos (DAs).

O encerramento da Semana da Juventude será no domingo (18), com o Festival Multicultural da Juventude, no Anfiteatro Parque Getúlio Vargas.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine