Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
30/07/2019

Em  comemoração ao Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra (25/07), a Comissão Especial de Igualdade Racial (CEIR) promoveu, na noite da última quinta-feira, o I Seminário Teresa de Benguela – Mulheres Negras em Evidência.

Batizado com esse nome, o evento teve a intenção de homenagear a líder quilombola, Teresa de Benguela, e o simbolismo da luta da mulher negra. Teresa viveu no século 18 e comandou um quilombo de comunidade negra e indígena, em Mato Grosso. Sob sua liderança, os quilombolas resistiram à escravidão por duas décadas, até 1770, quando a comunidade foi destruída pelas forças do Estado. A população, 79 negros e 30 índios, foi morta ou aprisionada.

A secretária-geral da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, participou da abertura do seminário e destacou a importância de eventos como este: “A OAB/RS é parceira nesta busca por igualdade. Infelizmente igualdade que ainda não temos no nosso país. Aqui, sendo uma mulher branca, tenho consciência do meu lugar de fala e do meu privilégio. Parabenizo o trabalho que vem sendo feito sob o comando da presidente Karla e espero que este seja o primeiro seminário de muitos que virão com o apoio da OAB/RS”, ressaltou Fabiana.

A presidente da CEIR, coordenadora do evento, Karla Meura, enfatizou o trabalho coletivo que vem sendo realizado na comissão. “Ações como essa só são possíveis devido à união de forças dessas mulheres negras que ocupam espaços e vão atrás do que querem. A advocacia é isso, defender direitos e igualdades, e para nós, mulheres negras, esse papel bate ainda mais forte. Cada mulher aqui é uma Teresa de Benguela, líder, quilombola, que ocupa espaços, e serve de exemplo para jovens se reconhecerem na sua integridade humana”, afirmou.

O Grupo Cultural Atitude em Movimento, de Esteio, iniciou o evento com uma apresentação de hip hop. Com o painel “Legislação Antirracista – Boas Práticas e as Ações Institucionais para o Combate ao Racismo” teve prosseguimento a fala das seis palestrantes convidadas: a coordenadora do GT Raça e Feminismos da CEIR da OAB/RS, Franchesca Souza; presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Bagé, Patrícia Alves; presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Cachoeirinha, Rochele Oliveira; a doutoranda em Sociologia pela UFRGS, Suelen Aires; a recrutadora da empresa ThoughtWorks Brasil, onde lidera projetos com foco racial, Juliana Oliveira; e a diretora da Companhia de Dança Brazil Estrangeiro, Carla Pires.

Entre os temas abordados estiveram: os desafios da atual geração de desconstrução da hierarquia de raça e gênero; a importância da busca de referências de líderes negras; a problemática de as mulheres negras serem as maiores vítimas de violência doméstica e obstétrica, além da importância de ações institucionais com o foco racial em empresas e organizações.



Texto e fotos: Evelyn Berndt

Assessoria de Comunicação da OAB/RS



 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine