Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
23/07/2019

No  dia 14 de julho de 2018, foi inaugurada a primeira sede da OAB construída sem impacto ambiental no país. A subseção de Pelotas foi a primeira a receber o projeto inovador, em seguida foi a vez de Santiago ganhar sua sede.

A diminuição significativa no tempo de construção ficou evidente com a sede de Santiago, que tem a marca de ser a instalação construída mais rapidamente, em 29 dias. Essa rapidez é possível, entre outros fatores, porque o prédio não necessita de pintura.

Além disso, os prédios contam com o recolhimento da água da chuva e sua transferência para a irrigação dos jardins, bem como para a utilização interna. As instalações possuem também isolamento acústico e isolamento térmico, o que minimiza a transferência de calor e, assim, garante mais conforto ao ambiente, possibilitando economia de energia elétrica. Com o isolamento térmico, é possível reduzir de 45% a 55% do uso de energia no resfriamento ou aquecimento dos ambientes.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, salientou a preocupação com o meio ambiente: “Comemoramos um ano desta data histórica para a OAB, não só no nosso Estado, mas também em nível nacional. A subseção de Pelotas foi a primeira ecologicamente correta, priorizando a sustentabilidade e a exploração consciente das matérias-primas. A orientação, cada vez mais em todas as nossas sedes, seja em Porto Alegre, seja nas subseções do interior, é reduzir os impactos ambientais, gerar menos lixo e, consequentemente, contribuir com o planeta”, enfatizou Breier.

O diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag, responsável pela implementação e pelo acompanhamento das obras, falou sobre o método: “A diferenciação das sedes dessas subseções é o método construtivo, que possibilita pouco tempo de obra. Conseguimos entregar a sede de Santiago em menos de um mês, além disso elas não geraram lixo ou poluição para o meio ambiente durante sua construção”, salientou Sonntag.

O tesoureiro estima novas instalações, utilizando este método: “Nossa intenção é a de dar continuidade aos estudos para poder viabilizar mais este tipo de construção, que traz várias vantagens em relação ao modelo tradicional, priorizando obras com esse viés ecologicamente correto”, afirmou Sonntag.

Conforme a presidente da seccional da OAB em Pelotas, Paula Grill, a instalação trouxe mais funcionalidades para a advocacia pelotense: “Estamos muito satisfeitos com a nova sede. Ela agregou os nossos espaços, nos deu um estacionamento próprio, trouxe facilidades ao atendimento dos advogados, além de ter todo esse viés ambiental”, destacou Paula.

A presidente da subseção da OAB em Santiago, Marione de Afonso Alcantara, também elogiou a estrutura construída no município: “Nossa estrutura é infinitamente melhor com essa nova sede. Nossa sala anterior era distante do Fórum, o que impedia que os advogados a utilizassem. Hoje, temos um espaço amplo, próximo ao Fórum, que conta com toda a estrutura para atendimento dos advogados da nossa Comarca. Além disso, temos o salão que vem sendo muito utilizado para palestras, eventos e futuramente temos a intenção de ampliar o seu uso para vídeo aulas de cursos da ESA. Em relação à construção do prédio, não temos queixa alguma, passado um ano, não houve nenhuma avaria ou algum problema estrutural”, afirmou a presidente da seccional de Santiago.

Marione destacou também a questão ambiental agregada à sede: “Uma das coisas que mais notamos em relação à sustentabilidade é o isolamento térmico. No verão, a sede não fica tão quente, assim como no inverno ela não fica tão fria, o que leva a considerável economia no uso dos aparelhos de ar-condicionado”, completou.



Texto: Evelyn Berndt
Asssessoria de Comunicação da OAB/RS

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine