Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/07/2019

A  Assembleia Legislativa promove dia 5 de julho em Uruguaiana a oitava audiência pública para divulgar a campanha Valores que Ficam, que incentiva a doação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas aos fundos sociais, e para debater temas que estão no centro da agenda política do Rio Grande do Sul, como as privatizações e as concessões de serviços públicos. O encontro acontece a partir das 13h30 no Salão Nobre da prefeitura, localizado na rua XV de Novembro, 1882, Centro.

A intenção do presidente do Parlamento, Luís Augusto Lara (PTB), ao propor a campanha, é garantir que parte do imposto devido pelos gaúchos à União fique no Rio Grande do Sul e ajude a financiar projetos sociais. Já o debate sobre as concessões, privatizações e a constituição de parcerias público-privadas tem o propósito de envolver a sociedade gaúcha na definição do rumo das mudanças que acontecem no setor público.

Na primeira fase da campanha, que durou até 30 de abril, data limite para a entrega das declarações do IR à Receita Federal, a ação do Poder Legislativo focou nas doações ao Funcriança, em consonância com o que prevê a legislação. Agora, no segundo momento da campanha, o centro será os esclarecimentos à sociedade sobre as normas para fazer as doações até o final de 2019.

De acordo com o superintendente-adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Ademir Gomes de Oliveira, a partir de agora, a pessoa física ou jurídica poderá doar até 6% do imposto devido por estimativa (ano-base 2019) até o último dia de funcionamento da rede bancária em 2019. Além disso, não precisará doar apenas para o Funcriança (municipal, estadual ou federal), mas poderá indicar o projeto, regularmente credenciado, que mais lhe agradar. Ele revelou que só o município de Porto Alegre tinha, no ano passado, cerca de 120 projetos de apoio às crianças e adolescentes aptos para receber os recursos.

Outra novidade é que as doações não se restringem ao público infanto-juvenil. Elas podem ser feitas também para o Fundo do Idoso, Fundo da Cultura, Fundo do Audiovisual e Fundo Desportivo, desde que não excedam os 6% previstos em lei.

A campanha representa, segundo Lara, uma estratégia para enfrentar a escassez crescente de verbas para as áreas sociais. “Cada vez teremos menos recursos para assistência social pelo modelo tradicional, através de recursos orçamentários. Entre as alternativas para revertermos esta queda está a destinação de parte dos recursos do IR para estes setores”, destacou o presidente da Assembleia.

Audiência pública

O credenciamento inicia às 13h30 e a abertura acontece às 14h. A audiência abordará, no primeiro momento, o direcionamento de parte do imposto devido ao Leão para os fundos sociais. Representantes da Receita Federal e do Conselho Estadual de Contabilidade explicarão como proceder para fazer a doação.

Na segunda parte do encontro, o debate tratará das privatizações de empresas públicas e contará com a participação de representante do governo do Estado e de entidades da região.

Programação

13h30 – Credenciamento
14h - Abertura
Funcriança

14h30 às 14h45 – Destinação de Recursos do Imposto de Renda
Palestrante: Leomar Padilha – Delegado da Receita Federal em Santa Cruz do Sul

14h45 às 15h - Sensibilização para Destinação de Recursos
Palestrante: Luiz Manoel Alves da Trindade, representante do
Conselho Regional de Contabilidade

PPPs, Concessões de Rodovias e Privatizações

15h às 15h40 – Representante do governo do Estado

15h40 às 16h10 – Manifestação dos deputados

16h10 às 16h50 -Debates

Mediador: presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB)

17h – Encerramento pelo presidente da Assembleia Legislativa

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine