Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
18/06/2019

Na  sexta-feira (14), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve na Região das Hortênsias. Após apresentar uma palestra na 24ª Jornada Internacional de Direito, em Gramado, ele acompanhou a solenidade de posse da diretoria da subseção de Nova Petrópolis. A advogada Aurea Comelli Born foi reeleita e permanecerá na presidência do triênio 2019/2021.

Na oportunidade, Breier também empossou os demais integrantes da diretoria da subseção de Nova Petrópolis: Ruy Robalos da Rosa (vice-presidente), Eliane Denise Kiekow (secretária-geral), Eliane Ivete Willrich Hoffmann (secretária-geral adjunta) e Josias Hass Wehrmann (tesoureiro).

O presidente da Ordem gaúcha destacou o processo democrático dentro da OAB/RS, que possibilita à advocacia reeleger ou substituir os dirigentes da entidade a cada três anos. Breier ressaltou que a atual diretoria da seccional foi reeleita com mais de 71% dos votos válidos, num sinal de reconhecimento ao trabalho realizado em todo Estado. “Da mesma forma, preciso agradecer a dedicação e a lealdade da presidente Aurea, que desenvolveu um trabalho de grande protagonismo nos últimos três anos, ela seguirá atuante ao nosso lado”, elogiou. Breier ainda elogiou o trabalho do advogado Josué Drechsler, primeiro presidente da subseção de Nova Petrópolis.

Breier aproveitou a solenidade para reforçar conquistas da advocacia gaúcha, como a implantação do eproc na Justiça estadual, assegurando um processo eletrônico mais ágil, seguro e eficiente. Ele lembrou de uma campanha que está sendo elaborada dentro da Ordem, no sentido de valorização das prerrogativas da advocacia. “Vamos identificar os locais em que se respeita o trabalho do advogado”, frisou.

Em seu pronunciamento, a presidente, reconduzida ao cargo, destacou que uma das prioridades do mandato será o aperfeiçoamento profissional da advocacia, em parcerias com a Escola Superior de Advocacia do RS (ESA/RS). Ela também ressaltou bandeiras que foram destacadas no primeiro mandato do presidente Ricardo Breier. “A defesa das prerrogativas dos advogados, o combate ao aviltamento dos honorários, campanhas contra a propaganda irregular, a defesa da qualidade do ensino jurídico, a valorização profissional, o apoio aos jovens advogados, a inclusão e o respeito aos desiguais de gênero, o fortalecimento da mulher advogada, entre outros importantes movimentos”, enumerou.

A advogada Aurea Comelli destacou os momentos difíceis pelos quais o Brasil vem passando, salientando o protagonismo da Ordem. “A OAB, por preceito constitucional, consiste em uma entidade dotada de funções públicas e sociais. Nossa instituição está bem representada, conduzida por homens e mulheres de Ordem, comprometidos com nossa classe e com nosso país”, exaltou, destacando o trabalho de Claudio Lamachia e Ricardo Breier.

Também acompanharam a solenidade de posse: conselheiro federal da OAB/RS Rafael Canterji; diretora-geral da Escola Superior de Advocacia do RS (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos; vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Mariana Melara Reis; e secretária-geral adjunta da CAA/RS, Claridê Chitolina Taffarel; conselheiros seccionais Ana Lúcia Santos Motta, Ditmar Adalberto Strahl, Dorival Sebastião Ipê da Silva, Eduardo Barbosa (diretor da ESA/RS), Graziela Cardoso Vanin (diretora da ESA/RS), Josana Rivoli, Márcia Schwantes e Regina Pereira Soares; deputado estadual Elton Weber; vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger; presidentes e dirigentes das subseções de Gramado/Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, São Francisco de Assis, Farroupilha, Igrejinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí e Taquara; advogados e advogadas, familiares e convidados especiais.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine