Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/06/2019

Por  sugestão do deputado Ernani Polo (PP), vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, o colegiado deve reunir, no mês de julho, autoridades federais e estaduais da área para discutir as ações oficiais implementadas até agora com o objetivo de retirada da exigência do exame de mormo em equídeos, implementada deste 2017 no estado. O encontro foi acertado durante reunião ordinária da Comissão, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), ocorrida na manhã desta quinta-feira (13).

Conforme Polo, a Secretaria de Agricultura gaúcha deve começar, no segundo semestre, uma coleta abrangente de 5 mil amostras de equinos de diferentes regiões gaúchas, para verificar a ausência da doença nos animais. A coleta de amostras faz parte de uma lista maior de exigências especificadas pela Instrução Normativa 06/2018 do Ministério da Agricultura para declarar uma área como zona livre de mormo, tais como controle de trânsito animal, controle de fronteiras e registro de proprietários. Hoje no Rio Grande do Sul os animais que estiverem em deslocamento fora da propriedade devem apresentar comprovante de exame para diagnóstico da doença. O exame deve ser reafirmado a cada 180 dias.

Os parlamentares também debateram a respeito da vacinação contra a febre aftosa; da proibição da pesca no RS; da preocupação com o descontrole das varas de Javalis no interior gaúcho e da possível alteração legal para o fracionamento de alimentos de origem animal e seus derivados.

Presenças
Participaram da reunião a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Ernani Polo (PP), Zé Nunes (PT), Luiz Marenco (PDT), Aloísio Classmann (PTB), Carlos Búrigo (MDB), Rodrigo Lorenzoni (DEM) e Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine