Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
10/06/2019

O  prefeito Nelson Marchezan Júnior lançou, nesta segunda-feira, 10, a edição 2019 do projeto Adote um Escritor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em toda a rede pública estatal de Porto Alegre, atingindo mais de 40 mil alunos. Em 2019, pela primeira vez em 18 anos, foi aberto cadastro para quem tivesse interesse em participar, com o objetivo de ampliar as opções para as escolas e democratizar o acesso de autores independentes e pequenas editoras às escolas. A Smed recebeu as inscrições de 20 empresas e 123 escritores, dos quais 46 foram “adotados” e farão cerca de 170 visitas (algumas escolas podem ter mais de um autor adotado).

“Estamos democratizando ainda mais o programa, com maior número de escritores e ampliando e diversificando a participação da sociedade. E o mais importante é que é para todas as escolas. Nossos recursos precisam ser prioritariamente destinados a quem mais precisa”, comemora o prefeito.

O secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, destaca o protagonismo do escritor no projeto. “O autor e seu contato com os alunos são o centro do projeto. Este encantamento da criança ao ver o escritor tem papel importante na formação do público leitor. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mesmo que isso desagrade a alguns”, afirma. “Retiramos alguns itens laterais do projeto para focarmos nas visitas e assim mostrar aos alunos que eles também podem contar as suas histórias. Agora, todos os recursos e esforços estão focados nos alunos e na sua experiência com os livros”, completa, ao lembrar gastos como o cartão com R$ 50 em créditos que os professores recebiam para compras na Feira do Livro.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine