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28/05/2019 |
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O Rio Grande do Sul cumpriu uma etapa importante para estimular o seu desenvolvimento por meio de investimentos privados. Recentemente, finalizamos três exitosas audiências públicas sobre o futuro da Estação Rodoviária de Porto Alegre e de duas importantes rodovias: a ERS-324 e RSC-287.
Foi uma clara demonstração de transparência e diálogo com diversas regiões. Recebemos mais de 400 sugestões da população sobre os temas.
As parcerias com o setor privado são bem-vindas, pois viabilizam investimentos com agilidade, sem as amarras e a burocracia do poder público. Além disso, permitem que o Estado atue com efetividade em setores que necessitam de mais atenção.
Para se ter uma ideia do salto de qualidade esperado, a ERS-324 recebeu dos cofres públicos R$ 84,5 milhões nos últimos cinco anos. Com a concessão, os valores chegarão a R$ 293 milhões no mesmo período – número quase quatro vezes maior. Serão duplicados 115 quilômetros entre Passo Fundo e Nova Prata – passando por Marau e Casca.
Na RSC-287, o aporte também será expressivo. Foram alocados R$ 195 milhões de 2014 a 2018 e a perspectiva é ultrapassar os R$ 477 milhões por meio da iniciativa privada. O trecho a ser duplicado é de 204 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria. Em ambas as rodovias, a concessão resultará em R$ 3,3 bilhões investidos durante 30 anos.
A Rodoviária de Porto Alegre receberá R$ 77 milhões e será totalmente revitalizada com melhorias que vão desde climatização até elevadores, escadas rolantes e qualificação dos espaços comerciais. A gestão será da iniciativa privada por 25 anos.
A partir de agora, será elaborado um documento que compõe os editais para encaminhá-lo a órgãos reguladores. A estimativa é publicá-los até o fim do ano para que as obras iniciem em 2020.
Criatividade, inovação e muito trabalho são fundamentais para melhorarmos a qualidade dos serviços públicos prestados às nossas comunidades e garantirmos o bem-estar de todos os gaúchos.
Secretário de Logística e Transportes
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