Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
28/05/2019

  O ciclo de palestras com os vencedores do Prêmio Minuano de Literatura 2019, uma realização do Instituto Estadual do Livro (IEL), começa nesta quarta-feira (29/5). No total, serão oito palestras realizadas em três datas, com escritores falando sobre seu processo criativo e contando sobre a construção dos livros premiados. As conversas acontecem sempre às 18h, na Sala Armindo Trevisan, na sede do IEL (Rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre), com entrada franca.

A primeira atividade terá as palestras de Leonardo Brasiliense, vencedor na categoria Ficção: Romance/Novela; Juliana Meira, vencedora na categoria Poesia; e Rafael Guimaraens, vencedor na categoria Especial. A segunda e terceira etapas do ciclo já estão confirmadas para os dias 5 e 12 de junho. Em cada palestra, os livros estarão disponíveis para aquisição, por meio da Associação Lígia Averbuck (ALA), e haverá sessão de autógrafos.
Fachada recuperada do IEL
Eventos ocorrerão no Instituto Estadual do Livro, no bairro Independência, na capital - Foto: Divulgação / Solange Brum

Em sua segunda edição, o Prêmio Minuano tem o objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita, com a premiação aberta para obras publicadas no decorrer do ano de 2018. As categorias foram Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção (Romance/Novela), Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). Os vencedores foram selecionados por uma Comissão Julgadora composta por integrantes do IEL e do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Clique aqui e acesse site com informações sobre como concorrer ao Prêmio Minuano de Literatura. As inscrições vão até o dia 28 de junho.

PROGRAMAÇÃO

29/5 (quarta-feira)

- Categoria Ficção: Romance/Novela – Roupas sujas (Companhia das Letras), de Leonardo Brasiliense

Sinopse
Explora a força das tradições nas relações humanas – e o que constrói a identidade de uma família – neste poderoso romance ambientado no sul do Brasil.

Biografia
Brasiliense Divulgação
Leonardo Brasiliense - Foto: Marcelo Brum / Divulgação

Publicou, entre outros livros, O desejo da psicanálise (Sulina, 1999), Whatever (Artes e Ofícios, 2009) e Decapitados (Benvirá, 2014). Em 2007, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil por Adeus conto de fadas (Juvenil, 7Letras, 2006) – vencedor também do Prêmio Açorianos de Literatura no mesmo ano – e por Três dúvidas (Novelas, Companhia das Letras, 2010).

- Categoria Poesia – Na língua da manhã silêncio e sal (Editora Belas Letras), de Juliana Meira

Sinopse
Lugares transfigurados pelo impacto da poesia compõem este horizonte intitulado "na língua da manhã silêncio e sal". No livro, as aparências traem os sentidos, aquilo que poderíamos chamar de narrativo nos poemas abrange uma amplitude sigilosa.
Juliana Meira Divulgação
Juliana Meira - Foto: Rafael Missio / Divulgação

Biografia
O primeiro livro, poema dilema, foi publicado pela Editora Porto Poesia, em 2009. O segundo, sem título, integra o Projeto Instante Estante de incentivo à leitura, publicado pela Castelinho Edições, em 2012. Depois vieram Poema pássaro (Patuá, 2015) e Blasfêmeas: mulheres de palavra (Casa Verde, 2016).

- Categoria Especial – 20 relatos insólitos de Porto Alegre, de Rafael Guimaraens (Editora Libretos)

Sinopse
É resultado de uma pesquisa histórica de mais de uma década sobre fatos peculiares da cidade de Porto Alegre, compondo um caleidoscópio de personagens e comportamentos vinculados à memória da cidade.
Rafael Karol Andrade
Rafael Guimaraens - Foto: Karol Andrade / Divulgação

Biografia
Escreveu diversos livros, entre eles Tragédia da Rua da Praia (2005), Teatro de Arena – Palco de Resistência (2009), A Enchente de 41 (2010), Unidos pela Liberdade! (2011) e A Dama da lagoa (2013), todos pela Editora Libretos. Em 1986, editou o livro Legalidade – 25 anos e em 2011, coordenou a edição do livro Coojornal – um jornal de jornalistas sob o regime militar.

5/6 (quarta-feira)

- Categoria Juvenil – Sherlock e os aventureiros: o mistério dos planos roubados (Avec Editora), de A. Z. Cordenonsi

Sinopse
Com a ajuda da furtiva Irene Lupin e do inventivo Nikola Tesla, Sherlock precisa utilizar toda a sua astúcia para enfrentar a misteriosa Companhia do Grande Oriente e recuperar os planos roubados do jovem engenheiro. Entre capangas homicidas, rinhas clandestinas e becos escuros, os três aventureiros vão explorar o submundo de uma Londres oculta e perigosa.

Biografia
Escreveu, entre outros, Le Chevalier e a exposição universal (Avec Editora, 2015) e Le Chevalier nas montanhas da loucura (Avec Editora, 2018).

- Categoria Conto – Não há amanhã (Editora Zouk), de Gustavo Melo Czekster

Sinopse
Czekster engendra, neste livro, um caleidoscópio de estórias que transformam e refratam umas às outras, à medida que a leitura avança. Os contos desse livro podem ser lidos como uma série de pesadelos interligados, sob a toada de alguns temas recorrentes.

Biografia
Publicou o livro de contos O homem despedaçado (Editora Dublinense, 2011).

- Categoria História em Quadrinhos – A infância do Brasil (Avec Editora), de José Aguiar

Sinopse
Nesta obra, os quadrinhos são baseados em legítima historiografia e retraçam temas da sociedade.

Biografia
Quadrinista e editor na editora independente Quadrinhofilia, pela qual publicou as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics e a elogiadas graphic novel Coisas de adornar paredes.

*José Aguiar não poderá comparecer e estará presente seu editor, Artur Vecchi, da Avec Editora, também editor de A. Z. Cordenonsi (vencedor na categoria juvenil). Vecchi foi editor do site Sobrecarga sobre cultura pop, em 2014 escreveu o conto OS Meninos do Menino Deus para o livro Ascenção de Cthulhu (Editora Argonautas). Nesse mesmo ano, criou a Avec Editora, onde atua como editor e publisher de livros impressos e e-books.


12/6 (quarta-feira)

- Categoria Ilustração – O mundo de Nini: a menina das flores (Voxmídia), de Vera Damian, ilustrações de Ernani Carraro

Sinopse
Nini é uma menina integrada com a natureza e que adora flores. Ela decide fazer uma viagem pelo mundo para colecionar pétalas coloridas e perfumadas, trazendo na bagagem descobertas, aventuras e mostrando como os amigos ajudam a superar os limites.

Biografia
Ernani Carraro atua na publicidade como diretor de arte e, atualmente, se dedica a projetos gráficos e ilustração de livros adultos e infantis.

- Categoria Infantil – Anahí: a flor que queria ser menina (Compasso Lugar Cultura), de Maíra Suertegaray

Sinopse
O livro conta a história de uma família e de uma flor – uma história que fala de busca pela liberdade, de amor à vida e à natureza. Tal como a lenda, ela utiliza a fantasia para explicar a chegada de uma menina muito especial.

Biografia
Escreveu, entre outros livros, Dandara: o dragão e a lua (Editora Cassol, 2009), Que treco é esse (Editora Edelbra, 2013) e No país de Anahí (Editora Edelbra, 2015).

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine