Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
24/05/2019

Nesta  sexta-feira (24/5), a Famurs realizou a eleição para ratificar o nome dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar a presidência na gestão 2019/2020. Na ocasião, foram contabilizados 174 votos de prefeitos gaúchos e o gestor de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, foi eleito como próximo presidente da entidade. A chapa única recebeu 172 votos. Brancos e nulos somaram dois pontos. A posse da nova diretoria acontece no 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que este ano acontece entre os dias 3 e 5 de julho, em Bento Gonçalves.

Freire substituirá o atual presidente, Antonio Cettolin (MDB), que é prefeito de Garibaldi. Segundo o presidente eleito, a Casa dos Municípios deve ser protagonista na articulação de demandas de interesse de todas as gestões municipais. “Pretendo administrar a entidade com austeridade, otimizando recursos e valorizando o seu corpo técnico, a exemplo da atual administração, que tem na liderança o colega prefeito Antonio Cettolin”, apontou.

O prefeito de Palmeira das Missões foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para presidência da Famurs após eleição interna. Freire venceu o pleito com 64 votos de prefeitos e vices do PDT gaúcho. O segundo colocado na disputa foi o prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago, que recebeu 59 votos.

A indicação de Eduardo Freire obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Terceiro partido com o maior número de prefeitos eleito em 2016, o PDT obteve o direito de escolher o presidente da Federação em 2019. Antes de Freire e Cettolin, representou a Famurs o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, do Progressista (PP), partido que elegeu mais prefeitos na última eleição municipal. O Partido dos Trabalhadores (PT) completa a lista indicando um nome para presidência na gestão 2020/2021.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine