Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
15/05/2019

Canoas   fechou o mês de abril com números que chamam a atenção para a evolução nas áreas de economia, inovação e empreendedorismo. Até o final do mês de abril, o município criou mais de 800 vagas de empregos formais. São postos de trabalho em grandes empresas, atraídas pelos investimentos e que estão se instalando em Canoas pela percepção de prosperidade da cidade. Entre os 800 empregos, estão os criados na fábrica da coreana Dongwon, que fornecerá peças para a General Motors. Outra empresa que viu em Canoas as oportunidades para crescer é a Netuno, especialista em materiais e insumos para piscinas. A fábrica passará a atuar na avenida A.J. Renner, no bairro Estância Velha, com mais 100 vagas.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) Airton Souza, isso é reflexo do papel inovador e empreendedor da cidade. “Temos o Parque Canoas de Inovação ,(PCI), que já tem empresas instaladas e, em breve, teremos outras a caminho. Canoas se destaca como uma cidade boa também para o empreendedor, fazendo assim um giro maior da economia e da prosperidade. Estamos buscando criar mais vagas e qualificar os profissionais também com o programa Qualifica”, lembra o secretário.

O programa Qualifica Canoas oferece cursos na área de tecnologia e inovação para os profissionais, preparando-os, principalmente, para trabalharem nas empresas que se instalam no PCI. Atualmente, duas turmas de alunos estão no curso de Montador de Equipamentos Eletrônicos, além de já ter uma turma formada e com profissionais trabalhando na Exatron, empresa do PCI. O curso é totalmente gratuito, e oferecido pela prefeitura.

Além dos empregos formais, Canoas tem chamado a atenção por ser um mercado para empreendedores e para empresas de serviço. De janeiro a abril, foram 1361 novas empresas criadas, com apoio do Escritório do Empreendedor, ligado a SMDE. A maioria delas são empresas de serviços, com mais de 1 mil criadas nesse ano, e boa parte são empresas de Micro-Empreendedores Individuais (MEI), que recebem atenção especial do Escritório.

“Nós estamos cadastrando cada vez mais novas empresas. Isso demonstra a nossa preocupação em regulariza-las e também em apoia-las”, afirma o secretário. Para quem
A busca empregos e empregados, Canoas oferece o Banco de Oportunidades. Uma ferramenta on line que gera encontros de empregadores com os trabalhadores. Através do site da Prefeitura de Canoas, a empresa cadastra as vagas que tem disponível, e quem está procurando emprego cadastra o currículo. O banco de dados promove a interação, e oferece o perfil adequado de trabalho, gerando o encaminhamento do postulante para a vaga.

Tudo isso chama a atenção de investidores para Canoas. Segundo o prefeito Luiz Carlos Busato, a cidade está cada vez mais confiável e em crescimento. “Com incentivos às empresas, disponibilização de terrenos para novas indústrias e a conexão entre empregadores e futuros empregados, estamos buscando avançar. O desenvolvimento econômico trará mais recursos para a prefeitura investir em melhorias na cidade, além de emprego e renda para o nosso cidadão.”

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine