Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
14/05/2019

Os  canoenses que se encaixam nos grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e se imunizarem. A mobilização continua nesta semana e segue até 31 de maio. As 27 UBSs para vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A cidade já aplicou mais de 61 mil doses da imunização, o que representa 58% do público-alvo. O percentual de cobertura da vacinação em Canoas é superior à média nacional, que, atualmente, está em 54,3%.

Podem receber a dose da vacina os idosos com 60 anos ou mais, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os professores de escolas públicas e particulares, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bem como os funcionários do sistema prisional.

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, e é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também é transmitida por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

– Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
– Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
– Evite tocar a boca e o nariz.
– Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
– Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
– Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regularmente.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine