Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
13/05/2019

O  presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve reunido com o ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem, Márcio Chagas, para tratar de temas de combate ao racismo. O encontro ocorreu na sede da Ordem gaúcha, na manhã desta segunda-feira (13).

Ao longo do encontro, Breier destacou a importância da atuação da OAB no combate ao racismo: “Nós temos a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra e a Comissão de Igualdade Racial. Elas são fundamentais para que possamos atuar frente a essa temática. Infelizmente, ainda temos diversos casos de colegas que sofrem injúria racial no exercício profissional”, disse. “Temos que combater todo e qualquer tipo de preconceito. As comissões têm grande protagonismo para que nenhum colega e nenhuma colega, e a sociedade civil, sofra qualquer tipo de preconceito”, ressaltou.

O comentarista de arbitragem, Márcio Chagas, lembrou de um texto divulgado no Portal UOL, o qual ele abordou diversas vezes que sofreu preconceito enquanto trabalhava como árbitro nas transmissões de futebol. Além disso, Chagas lembrou dos 131 anos de luta pela igualdade: “O racismo, infelizmente, ainda é muito forte na sociedade. A Ordem gaúcha pode auxiliar e me coloco à disposição para atuarmos contra o racismo e a injúria racial”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião: o conselheiro seccional da OAB/RS, Dorival Ipê; a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, Karina Contieiro; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Claudia Sobreiro; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Rodrigo Puggina; o coordenador da CDH, Roque Reckziegel; as integrantes e os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Andreia Campos; Laura Xavier da Costa Brewster; Leandro Soares; Líbia Suzana Garcia da Silva; Lucio Almeida; a vice-presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial, Izabel Milena Calixto; a coordenadora do GT Pesquisa e Extensão da Comissão Especial de Igualdade Racial, Ana Luiza Nazário; as integrantes da Comissão Especial de Igualdade Racial, Natália Brasil; a presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Cachoeirinha, Rochele Oliveira; a presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Bagé, Patrícia Alves; os integrantes da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra; Heleno Garay; e Domingos Luz.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine