Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
09/05/2019

Servidores   da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas (SMS) estão capacitando agentes penitenciários do Complexo Prisional de Canoas (Pecan). O curso é voltado para humanização no atendimento aos detentos, abordando as especificidades de diversos grupos de pessoas, como LGBTs, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Serão cinco encontros nos quais os profissionais do município irão apresentar conhecimentos e instruções para a atenção aos reclusos.

“Nós procuramos a Secretaria da Saúde para capacitar os agentes e qualificar o tratamento penal. Nossa preocupação é trazer um olhar social, psicológico e médico mais qualificado aos detentos do complexo”, explica o diretor-geral da Pecan, Jorge Carlos da Silva. Ele ainda explica que a penitenciária que tem uma sólida parceria com a Prefeitura de Canoas para dar melhores condições a agentes e apenados. A Pecan é referência no Rio Grande do Sul na ressocialização dos detentos e no baixo índice de reincidência criminal, de acordo com o diretor.

Cerca de 50 agentes penitenciários participaram da primeira aula da capacitação. Ministrada por integrantes da Coordenação da Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT, da SMS, o encontro esclareceu a temática LGBT, com caráter explicativo sobre as particulares deste público. Foi a oportunidade que os profissionais tiveram para tirar dúvidas e relacionar os conceitos apresentados à rotina no complexo penitenciário. “É muito importante que possamos trazer essas informações aos profissionais para que, desta forma, possamos romper as barreiras do preconceito e dar assistência integral às pessoas”, observou Jaqueline Batista, uma das ministrantes da capacitação. A Pecan conta, atualmente, com 30 detentos declarados LGBT.

As capacitações irão ocorrer ao longo de todo mês de maio e irão contar com a presença de diversas diretorias da Secretaria Municipal da Saúde.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine