Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
07/05/2019

   Canoas é uma das dezoito cidades eleitas pelo Governo do Estado como territórios prioritários para a implantação dos planos de ação do Programa RS Seguro, lançado em fevereiro deste ano. O objetivo da iniciativa é atuar na segurança pública em todo o Rio Grande do Sul, focando em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. Sendo Canoas uma dessas áreas, o comitê executivo do programa, vinculado ao gabinete do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e coordenado pelo secretário executivo, Antônio Carlos Padilha, esteve na Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (6), para apresentar as principais metas do RS Seguro para o município.

O prefeito Luiz Carlos Busato, acompanhado da vice-prefeita, Gisele Uequed, assistiu a apresentação do programa e uma breve explicação dos seus principais eixos de atuação. Com base em estudos sobre a criminalidade, reconhecendo que a violência é uma questão que vai além da segurança, representando também desafios sociais e econômicos, foram demonstradas todas as medidas estruturantes do RS Seguro, orientadas pelo tripé de diretrizes de Integração, Inteligência e Investimento Qualificado e norteadas por quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional.

Para Busato, a integração entre Prefeitura e Governo do Estado é um fator determinante para o sucesso das ações do programa. “O RS Seguro une esforços de ambos os lados e tem foco nos resultados. É um programa estruturante e transversal, envolvendo várias frentes de trabalho. Canoas, já tendo consolidado um trabalho integrado na segurança pública, com efetivos resultados, tem novas possibilidades na área, buscando diminuir ainda mais os índices de criminalidade”, destaca o prefeito.

Combate à criminalidade começa com prevenção

Dentro do eixo de políticas sociais e preventivas, o comitê mapeou os principais territórios dentro de Canoas que podem receber ações de prevenção. Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, a criminalidade deve ser combatida na raiz do problema. “A educação é um escudo contra a criminalidade. Precisamos voltar nossos olhares para dentro das comunidades e das escolas, diminuir ao máximo as taxas de evasão escolar e garantir que os jovens tenham perspectivas de futuro. Quanto maiores são as taxas de escolarização, menores são os registros de violência”, reforça Gisele.

Na oportunidade, o secretário da Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Rocha, aproveitou para destacar o trabalho preventivo que já vem sendo realizado no município através dos Centros de Prevenção às Violências (CPVs), espaços localizados nos bairros Guajuviras e Mathias Velho. O CPV é um serviço gratuito da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), em parceria com a Fundação La Salle, que oferece uma série de programas voltados ao atendimento da população dentro de suas comunidades. São projetos intersetoriais, constituídos pela integração, reorganização e racionalização de serviços de várias secretarias. “Dois destes são voltados a crianças e adolescentes canoenses em idade escolar, a fim de evitar que se tornem vítimas ou agressores, desenvolvam a cidadania e melhorem as suas condições de vida, o Cuidando Trajetórias e o Todo Jovem Importa”, explica Alberto.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto da SMSPC, Nelson de Oliveira, e o diretor de Políticas de Prevenção à Violência da pasta, Diego Menezes. A Prefeitura agora vai analisar os relatórios apresentados, convocar as Secretarias envolvidas para a formulação e execução de projetos. Dentro de algumas semanas, um novo encontro será realizado para dar início a construção de um plano de ação conjunto para a cidade.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine