Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
02/05/2019

Foi  assistindo a uma reportagem na televisão que Roseli Pereira ficou sabendo dos serviços que estavam sendo oferecidos no Parque Eduardo Gomes. Moradora do bairro Fátima, em Canoas, a jovem de 20 anos teve a oportunidade de confeccionar a sua primeira Carteira de Trabalho na tarde desta quarta-feira, 1° de maio, durante a Festa do Trabalhador, evento promovido pela Prefeitura de Canoas. “Vi na TV que a menina veio e na mesma hora saiu com a carteira. Se está difícil conseguir emprego, imagina para mim que não tenho nem a documentação principal para isso”, comenta Roseli. Em menos de uma hora, com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) na mão, a esperança na busca por uma colocação profissional se renova. “Agora, vou buscar emprego com mais motivação, emprego de carteira assinada, nada mais informal. Quero qualquer coisa, desde que me deem oportunidade”, comemora.

A Prefeitura de Canoas realizou durante todo este feriado mais uma edição da tradicional Festa do Trabalhador, trazendo para a população de toda a região serviços, atrações culturais, exposições, lazer e esportes. A programação foi montada para agradar todos os públicos, contando com a participação de todas as secretarias municipais e de instituições parceiras. “Esse é mais do que um evento de lazer para a população, é a oportunidade de reunir, em um único espaço, diferentes serviços gratuitos e úteis ao cidadão. Esse é o nosso presente para o trabalhador canoense, em especial neste ano, em que a cidade completa 80 anos”, declara o prefeito municipal, Luiz Carlos Busato.

Serviços gratuitos

Na estrutura montada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a designer de unhas Renata Leite, de 34 anos, aproveitou o passeio ao parque para realizar o Teste Rápido para HIV e hepatites B e C. “Não custa nada e ainda faz bem para a nossa saúde. Eu vim no parque conferir os serviços, aí estou aproveitando todos na parte da manhã. Depois vou para casa, almoço e à tarde volto para aproveitar o resto da festa”, comenta a moradora do bairro Guajuviras.

Ainda no espaço da saúde, foram oferecidas sessões de reiki, auriculoterapia e orientações com as equipes de endemias, como cuidados com a dengue. Já na tenda da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS), as equipes realizaram cadastro e recadastro no CadÚnico, do Governo Federal, e emissão de segunda via de Certidões de Nascimento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) levou até a Festa do Trabalhador o seu Banco de Oportunidades, a fim de cadastrar currículos de interessados a vagas de empregos.

Parceiros

Dentre os parceiros do evento, o espaço mais procurado pela população foi, sem dúvida, o do corte gratuito de cabelo com os alunos do Senac. A Renata Segal, de 28 anos, tem dificuldades de encontrar horários para cortar os cabelos do pequeno Yuri, de apenas 3 anos, por conta da sua jornada de trabalho. “Quando eu chego em casa, a maioria dos estabelecimentos já fechou. Final de semana também fica complicado para nós. Hoje viemos aqui passear e fomos surpreendidos com esse serviço, ainda por cima gratuito. Já vou aproveitar para pegar uma ficha para o pai dele também”, diverte-se a vendedora.

Esporte e lazer

E quem procurou praticar algum esporte nesse feriado ainda pode contar com a sorte de ser selecionado para o Programa Talentos do Esporte. Durante todo o dia, foram realizados jogos abertos nas modalidades de basquete masculino, vôlei masculino e feminino, boxe e ginástica rítmica. Quem se arriscou e mandou bem, recebeu convite para integrar o time do Talentos.

No palco do lazer, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) comandou uma aula de ritmos para animar os visitantes do parque. Além disso, uma vivência de yoga também deixou todo mundo relaxado e conectado com a natureza nesse Dia do Trabalhador.

Outras ações

A Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social aproveitou um dos grande eventos da Prefeitura para realizar um teste do seu mais novo projeto: o Corredor Acessível, um trecho de aproximadamente 500 metros dentro do Parque Eduardo Gomes. Trata-se de uma faixa com 1,8 metros de largura, adaptada na pista do parque, onde foram retiradas as pedras britas, a fim de facilitar o trânsito de cadeirantes.

A ideia é pavimentar o trecho com material adequado à acessibilidade e, futuramente, levar o projeto a outros parques de Canoas.

Palco principal


Ao meio dia, as Escolas de Samba de Canoas deram a largada na maratona de atrações e shows do palco principal da Festa do Trabalhador. A população mostrou o samba no pé, o sorriso no rosto e a alegria contagiante dos trabalhadores canoenses. À noite, a banda Papas da Língua sobe ao palco para o show mais aguardado do dia. O grupo Canção Nativa encerra o Dia do Trabalhador ao som do tradicionalismo gaúcho.


 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine