Porto Alegre,
 
        
 
       
Artigos
Assembleia Legislativa
Famurs
FECOMÉRCIO
Governo do Estado
GRAVATAÍ
OAB
SIMERS
SISTEMA OCERGS/SESCOOP
 



 
  
 
 
01/05/2019

Crianças  e adolescentes de Canoas que têm suspeita de autismo já contam com um serviço especializado. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o Ambulatório de Diagnóstico Precoce e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista foi inaugurado na segunda-feira (29). O local dará mais qualidade de vida para cidadãos que tenham suspeita da doença. Em cinco consultas, crianças e adolescentes terão acesso aos protocolos de diagnóstico de autismo, o que vai permitir melhor qualidade de vida para os pacientes e também para a família.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, elogiou a iniciativa e o empenho da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a concretização do ambulatório. Busato ainda destacou que o local vai se tornar uma referência no Rio Grande do Sul. “Canoas vai ser exemplo para outras cidades do Estado na oferta deste serviço. O ambulatório vai qualificar a vida de crianças e famílias que têm a suspeita ou a confirmação do autismo. É um grande avanço”, afirmou. O secretário da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, salientou que o ambulatório “vai oferecer um serviço multiprofissional para atender os pacientes a familiares de maneira mais completa e objetiva”. A ideia para a realização do ambulatório chegou ao Executivo através de um pedido do vereador Alexandre Gonçalves.

O fluxo de atendimento iniciará na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente, aquela mais próxima de sua casa. Atualmente, Canoas conta com 27 unidades espalhadas por todos os bairros. Quando o médico da UBS suspeitar da presença da doença, encaminhará a criança ou adolescente para o ambulatório, situado no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ). No local, o paciente passará por consultas com psiquiatra, neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e demais profissionais, que farão o diagnóstico final. A família também receberá o apoio de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

 
Institucional | Anuncie Aqui | Edições Anteriores | Assine